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Renovação e Vendas

Qual a melhor hora para renovar? 

A hora é agora! 

O universo, a natureza e tudo no nosso entorno se renovam! Uma porta se fecha e outra se abre. Um projeto termina e outro começa. Tudo está sempre se renovando, se reciclando e, na minha opinião, para melhor, sempre. 

Aliás, mesmo as coisas que aparentemente são ruins, são desafios e oportunidades para melhorarmos e continuarmos a nos renovar. Cada um de nós tem um propósito nesse mundo. Quanto antes descobrirmos qual é o nosso, mais rápido estaremos no processo de renovação e seremos cada vez mais felizes. 

Todos nós estamos aqui para sermos felizes e cada um tem uma velocidade e uma forma de ver o mundo. Então, tenha paciência com aqueles não são iguais a você, que são diferentes. Devemos exercitar a empatia, se colocar no lugar do outro e ver com os seus olhos. É maravilhoso, pois nos aproxima e nos tira de um dos maiores males do ser humano: o julgamento. 

Não são os dias que precisam ser diferentes, somos nós que precisamos nos renovar! Em vendas não deve ser diferente, e o(a) profissional de vendas necessita ser resiliente, sempre! Ter como meta o acerto e, quando não acertar, aprender e se aprimorar. 

Eu tive muitos mestres e professores na minha caminhada de vendas. No primeiro momento eu tentava copiar o jeito e a forma das minhas referências. É claro que isso não deu muito certo, foram muitos erros. Porém, pude me renovar e crescer. Agradeço esse grande privilégio e a oportunidade que me foi concedida nesse início de jornada. Aos meus mentores e lideranças, a minha gratidão. 

Nesse momento estamos com muitos desafios e a pressão por vender, deve estar muito forte, na maioria das empresas. Tenho conversado com alguns líderes de vendas nessas últimas semanas, e a situação de alguns setores da economia, ainda está muito delicada. Diante disso o que podemos fazer? Essa é a questão que está posta. Você deve estar pensando: o que fazer? Tem algo que podemos fazer? A minha resposta aqui e a mesma que tenho dito para as lideranças de vendas, tenho falado duas coisas: 

a)  Respire bem fundo

b)  Chame todos da sua equipe

Tenha uma conversa franca e aberta, ouça a todos! Veja como cada um está nesse momento, em todos os sentidos. Depois vá para os desafios atuais, veja o sentimento de todos e se eles possuem algum caminho. Talvez não apareça alguma ideia que possa mudar o jogo, mas criará um ambiente de engajamento e pertencimento. Isso fará muito bem para todos. Isso propiciará, pelo menos uma relação mais leve, pois no futuro vamos lembrar claramente o que sentimos nesse período. Isso fará toda a diferença, não tenho dúvidas. A renovação do futuro, pode e deve começar hoje. 

Encha os pulmões e solte o ar bem devagar. Respire… 

Feliz renovação! 

Bons negócios! 

IMAGEM: Freepik

Marcel Spadoto– Especialista em Desenvolvimento de Negócios na Claro Pay, sócio-fundador da iBluezone, membro-fundador e mentor da Sociedade Brasileira de Netweaving (SBN). Membro do Conselho do Varejo – CDV e do Conselho Diretor da Distrital Sudeste da Associação Comercial de São Paulo – ACSP. 

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