A cor não agradou, o tamanho não serviu ou não é meu estilo. Essas são algumas das razões que levam as pessoas às lojas no 26 de dezembro, o Dia da Troca. Para quem ainda está se refazendo da correria do Natal, pode parecer um tremendo transtorno. Ao contrário, é uma nova chance de melhorar ou fechar as metas. Já pensou nisso?
“É uma excelente oportunidade para vender mais e principalmente para conquista novos clientes”, afirma Juedir Teixeira, consultor e membro do Conselho do Varejo – CDV da Associação Comercial de São Paulo. Ele destaca que a pessoa que ganhou o presente nem sempre é cliente da marca, ou seja, é alguém a ser conquistado. “Se receber um atendimento de excelência, com uma ótima experiência de compra, pode comprar produtos de maior valor na troca. Como também fazer compra adicional e tornar-se um novo cliente da marca.”
O que diz o CDC sobre troca de produtos
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor – CDC, o comerciante só é obrigado a trocar ou devolver o valor quando o produto apresentar defeito de fabricação.
Para as compras online, no entanto, o artigo 49 do Código estabelece que “consumidor pode desistir do contrato no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio”.
Aproveite as oportunidades do Dia da Troca
Apesar de a trocas por razões não previstas no CDC não serem obrigatórias, elas são uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes e de buscar aquele ganho a mais antes do fim do ano. Contudo, para que não se torne um transtorno, sua equipe deve estar ciente e preparada para tirar o melhor proveito do Dia da Troca. Oriente seu time de vendas a não focar apenas na troca. Cliente veio trocar uma calça, ofereça uma blusa ou uma camisa para completar o look. Não gostou da cor da bolsa, apresente outras cores em modelos com preço superior. Mostre que terá mais vantagens em pagar um valor adicional por estar levando um produto de maior qualidade.
Não crie dificuldades
Como destacado por Teixeira, a pessoa que vai fazer a troca não é, necessariamente, cliente da loja. Cause uma boa impressão ao facilitar os trâmites da troca. Juntamente com um ótimo atendimento, organize-se também com a parte burocrática dessa devolução para que seja rápida e prática.
Impactos e controles
Uma troca de mercadoria tem impacto gerencial, financeiro e fiscal. Portanto, assegure-se de cumprir corretamente todos os trâmites legais, como NFs e impostos. Outra medida importante é fazer o correto controle de mercadorias que estão voltando e saindo nessa operação. Uma simples troca de numeração de uma roupa, mesmo que do mesmo modelo e cor, altera seu estoque. Fique atento.
Conheça e fidelize
Aproveite para ampliar sua base de clientes. Como já dito, nem sempre quem vai fazer a troca é cliente da marca. Faça um breve cadastro, peça autorização para enviar informações e promoções. E o principal: conquiste e fidelize com um atendimento de excelência!
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