Natal e mídias sociais podem ser uma ótima combinação para alavancagem de vendas. Afinal, uma compra pode começar na internet, ser concluída na loja física e vice e versa. No entanto, assim como em todas as demais ocasiões do ano, o bom uso das redes é essencial para um resultado positivo. Portanto, lembre-se de que seu comportamento e opiniões serão vistos e analisados em tempo real.
Nesse sentido, assim como não se deve misturar o caixa pessoa física com o da pessoa jurídica, jamais use as redes sociais do seu negócio para publicações pessoais. Ou seja, seus clientes não são a sua tribo e podem não comungar das mesmas opiniões que você tem do mundo. Sua pessoa jurídica deve acolher e atender com excelência toda a clientela, sem juízo de credo, orientação, gênero ou posição política. Cliente é cliente!
Cuidado com o que vai publicar
Pense sempre que esse é um espaço ocupado por milhões de usuários. Ou seja, assim como no mundo físico, suas escolhas e comportamentos podem ter consequências positivas e negativas.
Tenha atenção especial com as imagens
Uma situação que pode trazer problemas é a publicação de fotos ou imagens de clientes sem a devida autorização. Além disso, postar as famosas dancinhas com funcionários, sem o consentimento deles, pode acabar em processos trabalhistas.
Natal e mídias sociais: evite polêmicas
Como já dissemos, sua clientela é diversa. Evite comentários radicais, polêmicos, preconceituosos e agressivos. Aliás, ao tentar agradar determinado grupo, você pode desagradar e até perder clientes. Nas redes, procure falar mais das qualidades de seus produtos e serviços.
Grupos de transmissão
Não tem coisa mais chata e invasiva do que aquelas dezenas de mensagens com promoções disso e daquilo entrando no celular o tempo todo. Apesar de os grupos de WhatsApp facilitarem muito na divulgação das ações promocionais, aqui o bom senso também deve prevalecer para não ser um furo n’água. A primeira coisa a fazer é pedir a autorização da pessoa que você quer incluir no grupo de transmissão. Entretanto, mesmo que autorizado, você não deve ficar entupindo o celular dela de imagens, fotos e vídeos.
Comunique-se, mas não perturbe
Estabeleça um horário para envio das mensagens. Por exemplo, entre 10 da manhã e quatro da tarde. Dependendo do seu ramo de negócios, evite, se possível, mensagens nos finais de semana. Afinal, bom senso não faz mal a ninguém!
Use e abuse do kit de Natal do CDV
Traga o espírito natalino para sua comunicação e divulgação de produtos e serviços. Criado e disponibilizado pelo Conselho do Varejo – CDV da Associação Comercial de São Paulo, o kit de divulgação de Natal tem por objetivo ajudar o varejista a vender mais.
E o melhor de tudo: é de graça. De fácil aplicação, é composto por peças de comunicação para impressão e uso digital, editáveis e personalizáveis. Você pode, por exemplo, colocar a logomarca do seu negócio, incluir chamadas de promoções, entre outros. Use as mídias sociais com bom senso e criatividade e use e abuse do Kit de Natal do CDV.
Baixe agora o seu Kit de Natal!
Imagem: Pixabay