Skip to content Skip to footer

Economia, Franquia, MEI, Crédito, Inovação, Leis e Tributos

Fique por dentro de tudo que aconteceu de mais importante no setor

ECONOMIA

Consumo do brasileiro cresceu 2,89% em outubro, aponta Abras

O consumo nos lares brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), registrou alta de 2,89% em outubro, na comparação com o mês anterior. Na comparação com outubro do ano passado, a alta é de 0,61%. No acumulado do ano, a alta é de 2,64%.

Imagem: Valter Campanato, Agência Brasil

FRANQUIA

Foodservice puxa franchising, que cresce 11,4% no 3º trimestre

O franchising indica ter superado a fase de recuperação mais aguda da pandemia, manteve a curva de crescimento e teve alta de 11,4% no faturamento no terceiro trimestre de 2023. Todos os segmentos cresceram, mas o de Alimentação Fora do Lar teve a maior alta, 17,5%.

MEI

CNPJ do Microempreendedor individual não traz mais “nome fantasia”

Os empreendedores que decidirem se formalizar como microempreendedor individual (MEI) não vão ter mais o “Nome Fantasia” no seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Para novos registros de formalização, formulário eletrônico já não apresenta a opção para preenchimento.

CRÉDITO

Boa Vista: Demanda do consumidor por crédito cresce 0,2% em outubro

A demanda do consumidor por crédito registrou leve alta de 0,2% entre os meses de setembro e outubro na comparação dos dados dessazonalizados, segundo informou a Boa Vista. Foi o sexto avanço mensal consecutivo. No acumulado do ano, registrou crescimento de 4,1%.

INOVAÇÃO

WhatsApp é o novo canal de vendas do Complexo Tatuapé

As compras pelo WhatsApp já estão disponíveis para os clientes do Complexo Tatuapé, formado pelos shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé. O aplicativo vend.AÍ conecta o WhatsApp do shopping com as 500 lojas do complexo e conta com IA e chatbot.

LEIS E TRIBUTOS

A importância da mediação para pequenos negócios

Em casos de disputas societárias e conflitos com fornecedores, imobiliários, trabalhistas, entre outros, nem sempre recorrer ao judiciário é a melhor escolha para as pequenas e médias empresas. A mediação privada pode ser o melhor caminho para solucionar esses litígios.