O clima de Natal já está por toda parte. A data marca o início da principal oportunidade de vendas de final de ano para todos os segmentos do varejo. Esta semana, quem nos traz dicas importantes é Gustavo Carrer, consultor, palestrante e membro do Conselho do Varejo – CDV da Associação Comercial de São Paulo.
“Particularmente no Brasil, ainda temos a combinação com outros elementos, que são o início do verão e das férias escolares. Além e, principalmente, o pagamento do 13º salário, que ao entrar no bolso da população cria um grande contingente de compradores sedentos por produtos que não puderam comprar durante o ano todo”, analisa.
Carrer preparou, especialmente para o Display, dicas quentes para você alcançar o sucesso máximo nas vendas de final de ano. Confira!
1 – Esteja presente em todas as redes
Use a melhor técnica nas redes sociais para levar o consumidor até sua loja.
“Sua loja tem que estar presente em todas, pois cada cliente em potencial tem sua mídia social preferida. Nos dias de hoje, não podemos desprezar nenhum comprador em potencial.”
Ele recomenda que para estimular as vendas de final de ano é fundamental criar a sensação de urgência no consumidor, de que as vantagens vão se esgotar. Por outro lado, alerta para o uso exagerado de mensagens promocionais.
“O uso exagerado pode trazer efeitos negativos. Em condições normais, duas mensagens promocionais por semana certamente não incomodarão seus clientes. Considerando o Natal, essa comunicação pode ser elevada para três vezes por semana a partir do início de dezembro. Já na semana que antecede a véspera do Natal, máximo de uma mensagem por dia.”
2 – Potencialize sua vitrine para as vendas de final de ano
Mude sua vitrine para despertar a curiosidade e atenção do consumidor. Ela é a mais importante ferramenta de marketing no ponto de venda.
“O tema do Natal traz naturalmente memórias afetivas bastante positivas aos consumidores. A temática das festas de final de ano é muito rica. Explore todo o universo do Natal: Papai Noel, pinheiros, renas, duendes, etc., chamando a atenção dos clientes para os produtos e promoções.”
Ele lembra a importância de renovar semanalmente as vitrines e de se expor os preços de maneira clara e objetiva.
Escolha os produtos mais atraentes, as novidades de maior impacto, exponha sempre os preços de maneira clara e objetiva. Os consumidores precisam saber o que você vende e qual seu posicionamento de preço.
Procure renovar semanalmente suas vitrines e tenha sempre cuidado na quantidade de produtos expostos, para evitar a poluição visual.
“As melhores vitrines são aquelas que contam alguma história, envolvendo os produtos da loja. Essa técnica é conhecida como storytelling, em que o consumidor é sempre o protagonista da história, a loja é o cenário e as compras a conquista ou o desfecho final!”
3 – Faça o melhor atendimento
Crie a melhor abordagem no atendimento para vender mais e reter o cliente.
“Com tantas opções, quando o cliente está no interior da sua loja o seu atendimento não pode falhar. No Natal o desafio é ainda maior. O fluxo de clientes aumenta expressivamente, exigindo a contratação de equipe adicional, que nem sempre está preparada para atender tão bem como a permanente.”
O conselheiro do CDV alerta que, antes de tudo, o principal fator para o bom atendimento é o humano. Ou seja, atende melhor aquela loja que possui os profissionais mais preparados.
“Um atendimento diferenciado começa na abordagem do cliente e termina somente quando ele deixa a loja. Todas as etapas dessa jornada de atendimento são importantes.”
Tem mais dicas quentes vindo por aí
Gostou das dicas do Gustavo Carrer? Então, não perca nossas próximas publicações! Vamos trazer mais informações para incrementar suas vendas de final de ano. Você vai ficar por dentro de como usar o preço certo, da importância de um bom relacionamento com a equipe e de ter uma rede colaborativa com outros varejistas. Isso e muito mais para que suas vendas de final de ano sejam realmente um sucesso.