Skip to content Skip to footer

Está hora de pensar nas vendas de Natal

Eu sei que pode parecer difícil pensar nas vendas de Natal, quando estamos tão ocupados no nosso dia a dia que não conseguimos pensar no dia de amanhã. Mas, acredite em mim, alguém vai aproveitar o Natal pra vender mais. Todos nós temos o costume de celebrar datas significativas, como o Natal, dando presentes para entes queridos e buscando formas de amenizar momentos de dificuldades. E, especialmente, o Natal pode significar 40% da venda anual de uma loja! Você vai desperdiçar esta oportunidade?  

Será que seu negócio pode se beneficiar desta data?  

Pode! É questão de planejamento eatitude.  Tudo é uma oportunidade de venda! 

Veja itens importantes para máxima eficiência e geração de vendas tirando o melhor proveito da data festiva:  

1 – Conheço meus clientes? Lembrancinha pra uns é um belo presente para outros. Assim, esteja certo de ter também produtos econômicos, porém atrativos, para o seu público-alvo. Um mesmo cliente pode ter um orçamento diferente para cada pessoa que pretende presentear. Um dos atributos mais valorizados pelos clientes é a variedade!   

2 – Atrair o cliente para a loja requer muito esforço e investimento. Portanto, sua equipe deve estar preparada para aproveitar este momento. Existem vários tipos de clientes. A equipe está habilitada a tratar com todos eles? Inclusive, o atendimento é um diferencial que justifica até um preço maior do que o praticado por um concorrente que não sabe cuidar do cliente. Atualmente, há um apagão humano no comércio e serviços. Por isso, valorizar e treinar sua equipe faz a diferença, lembre das técnicas de vendas, da venda adicional, etc.  Há muito material aqui no blog do Conselho do Varejo sobre isso. Além de vender, aproveite para obter o celular ou e-mail para avisar sobre as promoções e novas coleções. Afinal, a oportunidade não acaba no Natal e você poderá trazer este cliente o ano todo, fidelizando e criando um relacionamento duradouro.   

3 – Uma vitrine atrativa é determinante para trazer o cliente para dentro da loja. Inclusive, pode ser responsável por 85% das vendas de um estabelecimento. A boa vitrine não precisa de grande investimento. Ou seja, uma ideia criativa que se conecte com o cliente vale mais do que gastar muito. A vitrine é um espaço democrático, pois o pequeno varejista pode ser até mais competitivo que uma grande rede. Como também pode se aproveitar do fluxo de uma grande loja e realizar a venda por impulso, captando este cliente que se dirigia ao concorrente.   

Mas, lembre-se, a vitrine tem que ter empatia, quer dizer, que seu cliente possa se enxergar nos manequins e atitudes que representam, expressando seus desejos e valores. A vitrine conta uma estória que seu cliente entende e quer. Cliente que para na vitrine e entra é venda certa se a gente não atrapalha. E como atrapalhamos? Não tendo o produto exposto para vender, com mau atendimento… 

4 – Além da comunicação feita pela vitrine, tenha uma continha de Instagram e Facebook onde você possa colocar os looks para seus clientes habituais e conquistar novos. Neste caso as hashtags são importantes. O WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação superimportante.Não esqueça de pedir um curtir ou compartilhar se a pessoa gostou. É uma forma barata de atingir os amigos do seu cliente que não te conhecem e que muitas vezes têm os mesmos hábitos e gostos dele.  

Gostou? São dicas fáceis de colocar em prática e que dão muito resultado. Fique atento aos materiais de comunicação gratuitos do Conselho do Varejo – CDV da Associação Comercial de São Paulo e impulsione seu negócio o ano todo!  

 IMAGEM: Pixabay

Marcos Andrade– presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – ABIESV, diretor da Expor Manequins e conselheiro do Conselho do Varejo – CDV da Associação Comercial de São Paulo – ACSP. 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no varejo de São Paulo e ainda ganhar diversos benefícios para o seu comércio?

Clique aqui e associe-se agora mesmo à ACSP!