Fique por dentro de tudo que aconteceu de mais importante no setor
ECONOMIA
Confiança do consumidor paulista cai em dezembro, mostra ACSP
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou 110 pontos em dezembro de 2023, queda de 1,8% em relação a novembro. O resultado interrompe uma sequência de quatro altas mensais seguidas.
Imagem: Newton Santos/DC
NEGÓCIOS
Correios chamam lojistas para expandirem e investirem em negócios
Com a iniciativa “Correios Para Chamar de Seu”, os Correios pretendem flexibilizar a sua rede de atendimento por meio de parcerias com lojistas e empreendedores que desejam expandir e investir em negócios associados à marca Correios. Prazo para propostas termina dia 20 de fevereiro.
COMÉRCIO
Prefeitura de SP quer dar novo uso a bancas de jornal desativadas
A Prefeitura de São Paulo abriu consulta pública para a implantação de um projeto que pretende transformar bancas de jornal desativadas em novos pontos comerciais. Atualmente, 242 bancas de jornal não estão mais em funcionamento. A audiência pública será em 1º de fevereiro.
MERCADO 60+
Economia da longevidade: novos serviços e produtos
Por ser um mercado que tem muito a ser explorado, a longevidade tem atraído empreendedores inovadores que trazem a criatividade aliada à tecnologia para atender a esse público. Atualmente, o setor já movimenta mais de R$ 1,6 trilhão por ano no Brasil e tem mais de 32 milhões de clientes.
VAREJO
Lojas Cem mantém postura de comércio raiz e cresce dois dígitos
Na contramão de caminhos indicados por dez entre dez especialistas, rede especializada em eletroeletrônicos e móveis aposta em lojas físicas e vendas à moda antiga, com carnês. Tem uma administração tocada por um colegiado – não existe presidente – formado por familiares e profissionais.
VENDAS
Mesmo com varejo apresentando queda, shoppings crescem no Natal
Na semana de 19 a 25 de dezembro, o setor manteve crescimento nas vendas, de 0,6%, totalizando uma receita de R$ 5,63 bilhões no período, a maior desde 2019. E ainda ganha evidência quando comparado ao varejo total e lojas de rua, que apresentaram queda de 0,9% e 2%, respectivamente.