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25 pontos importantes em vendas

Não me canso de repetir: vender não é fácil, mas não é impossível!  Tem sempre alguém comprando algo e sempre terá alguém para ofertar! Se chegamos até aqui, falo da humanidade com um todo, as vendas tiveram um papel importante nessa história.  Juntei 25 pontos importantes para se ter um negócio bem realizado! 

Nos últimos 15 anos venho fazendo palestras, cursos, treinamentos e workshops. Bem como aconselhamento e conversas sobre vendas e temas correlatos, presencial e virtual. Creio que possa ter impactado cerca de 20 mil pessoas com isso. No entanto, o maior beneficiado fui eu, pois fui impactado por 20 mil pessoas, suas histórias, suas experiências, seus sucessos, seus pontos de melhorias, suas dúvidas e muito mais! 

Seguem os pontos que julgo muito importantes para o fechamento de uma venda, especialmente no B2C e no varejo: 

1) Vendas é uma atividade muito importante para empresa, todas as atividades são importantes, mas geralmente é na venda que precisa centrar mais esforços; 

2) A parceria entre vendas e marketing é de suma importância; 

3) A percepção é vital, estar atento o tempo todo; 

4) Pessoas compram de pessoas; 

5) Se conecte com as pessoas, saiba mais sobre elas, crie o rapport; 

6) A decisão final de comprar passa por questões emocionais e racionais, tente identificar com qual delas será melhor trabalhar; 

7) O corpo fala; 

8) Não fale em preço barato ou preço caro, fale de preço justo; 

9) Faça perguntas, todas que julgue necessário. Muitas vezes não ficamos sabendo de algo importante, pelo simples fato de não ter perguntado; 

10) Quem influencia o cliente? Você não sabe? Então não é você; 

11) Valorize o seu serviço, mesmo que seja a entrega ou a agilidade em fazer a proposta; 

12) Processo de compra. Não sabe como é? Todos nós temos uma ideia de processo de compras, tente descobrir antes de fazer a oferta; 

13) Ouça, principalmente na fase de entendimento e qualificação das necessidades, problemas e desejos do cliente; 

14) Confiança do cliente: conquiste-a; 

15) Quem sofre mais pressão? O vendedor ou o comprador? Depende de vários fatores, os compradores precisam fazer o melhor negócio sempre, os vendedores nem sempre vão conseguir fazer o negócio; 

16) Você tem direito de saber sobre o andamento do processo que está cotando; 

17) A objeção é a oportunidade, depois dessa fase vem o fechamento do negócio; 

18) Tenha agressividade, mas com muita inteligência emocional; 

19) Cuidado com o medo; 

20) Peça o pedido; 

21) Negociação não é somente preço; 

22) Solicitar recomendações é muito simples e pode trazer resultados fabulosos; 

23) Tenha um critério de qualificação dos negócios, estabeleça pontos alvos, para saber as suas chances; 

24) Se não vai vender, descubra logo; 

25) Pensamento e atitude positiva sempre!  

Você lembrou de outros? Se lembrou, é importante! 

Sucesso e bons negócios! 

IMAGEM: Freepik

Marcel Spadoto– Especialista em Desenvolvimento de Negócios na Claro Pay, sócio-fundador da iBluezone, membro-fundador e mentor da Sociedade Brasileira de Netweaving (SBN). Membro do Conselho do Varejo – CDV e do Conselho Diretor da Distrital Sudeste da Associação Comercial de São Paulo – ACSP. 

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