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Aspectos positivos da Inteligência Artificial para o comércio

Nos últimos tempos, muito se tem falado a respeito do papel da inteligência artificial nos diferentes segmentos da sociedade. 

De fato, a tecnologia em muitas situações tem se revelado uma importante aliada para o dia a dia de muitas atividades desenvolvidas pelo homem. 

Em uma primeira imagem, observo que ela tem desempenhado um relevante papel no âmbito do comércio, quer seja para trazer benefícios aos consumidores, quer seja para facilitar o dia a dia das empresas. Na minha opinião, essas são algumas das situações em que a inteligência artificial pode ser útil para o comércio:  

  1. Personalizar o atendimento: as empresas podem coletar e analisar grandes quantidades de dados sobre os consumidores, possibilitando assim a criação de experiências personalizadas. Permitindo que sejam oferecidos produtos e serviços, mais adequados às necessidades de cada cliente;
  2. Recomendar a aquisição de produtos: Com base em dados coletados, a inteligência artificial poderá sugerir aquisição de determinados produtos, levando em consideração o histórico de compras e as preferências do consumidor. Isto é, uma forma de ampliar as possibilidades de venda e elevar os níveis de satisfação do consumidor;
  3. Potencializar os estoques e ações de logística: com a análise de dados de vendas realizadas, previsões de demanda, bem como informações sobre fornecedores, a inteligência artificial poderá auxiliar na gestão de estoques e no aprimoramento da cadeia de suprimentos. De certa forma, permitirá a adoção de medidas destinadas à redução de custos e ampliação nos índices de eficiência operacional.
  4. Atendimento ao cliente: Chatbots (softwares que mantém uma conversa com um usuário humano em linguagem natural) baseados em IA poderão fornecer suporte e atendimento ao cliente de maneira rápida e eficiente. Ou seja, respondendo a perguntas frequentes, solucionando e/ou orientando na resolução de eventuais problemas, bem como agilizando os procedimentos de compra.
  5. Identificação de fraudes: mecanismos de inteligência artificial poderão auxiliar na identificação de eventuais padrões considerados como suspeitos. E detectar tentativas de fraude em transações comerciais. Isso é uma forma de proteção tanto para os consumidores quanto para as empresas. 

Embora a inteligência artificial, por uma tendência natural, comece a ocupar papel importante no cotidiano das pessoas e das empresas, isso não quer dizer que a sua utilização no dia a dia das atividades empresariais e/ou comerciais irá suprimir a atuação dos profissionais. Na minha opinião, a IA será uma importante ferramenta que possibilitará um relacionamento com maior eficiência, melhorando as experiências do cliente. Enfim, o futuro é agora! 

 IMAGEM: Pixabay

Gilberto Marques BrunoAdvogado especialista em Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Público e Direito sobre Internet e outras tecnologias. Sócio fundador de Marques Bruno Advogados Associados, Professor, Palestrante, Autor de obras jurídicas. Conselheiro deliberativo e membro do CDV – Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo. 

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