Skip to content Skip to footer

A temporada de festas juninas começou e promete movimentar o varejo

Os arraiás já estão movimentando o país. Para alegria dos brincantes e do varejo, a temporada de festas juninas, julinas e até agostinas começou! E este ano, depois de um longo tempo sem as tradicionais quadrilhas e quermesses, a animação promete ser ainda maior. Então, varejista, é hora de entrar no clima e montar seu arraiá. Aliás, as sazonais são sempre ótimas alavancadoras de vendas.

Embora o comércio de alimentos, roupas, calçados e fantasias leve vantagem, com criatividade é possível criar muitas oportunidades. Um salão de beleza, por exemplo, pode lançar um serviço de maquiagens e penteados típicos. Já uma oficina de costura, por sua vez, customização de roupas para as festas. Até mesmo os restaurantes podem incluir no cardápio pratos diferenciados para a ocasião.

O importante, no entanto, é observar que há uma grande disposição para as celebrações. Por isso, vale a pena criar ambientes que estimulem ainda mais esse clima. Para quem é do setor de alimentos, uma dica é criar um espaço dedicado aos produtos típicos. Juntos, por impulso, uma compra acaba levando à outra.

As lojas de roupas, todavia, podem ir além da camisa xadrez, bolando combinações diferenciadas. Já as de fantasias, que têm sofrido grande impacto com os cancelamentos de muitas festas comemorativas, têm agora uma oportunidade de retomada. Vale a pena investir em combos e até algumas promoções. Por exemplo, compras acima de determinado valor levam de graça um chapéu de palha.

Temporada de festas juninas: entre no clim

Seja qual for seu tipo de comércio, lembre-se que as pessoas também “compram pelos olhos”. Uma bela ambientação interna e uma vitrine bem decorada irão atrair a atenção de quem passa pela frente. Inclusive, podem até influenciar na decisão de compra.

Então, use e abuse dos elementos que fazem parte do imaginário das festas juninas. Bandeirinhas, fogueirinhas de papel, chapéu de palha… Nos dias dos santos festeiros, por exemplo, pense em oferecer como brinde um docinho típico a cada compra. São pequenos gestos que podem cativar e fidelizar o cliente.

Além disso, use todos os pontos de contato possíveis para chegar ao comprador. Afinal, quem não aparece, não é conhecido. As mídias sociais estão aí para isso. Os aplicativos de mensagens instantâneas também podem ser grandes aliados. E com a facilidade de pagamentos por Pix, a venda pode ser efetuada durante a própria comunicação. Melhor ainda se oferecer serviços de entregas.

A temporada de festas juninas está de volta. Crie seu arraiá e aumente suas vendas!