Para desempenhar bem o seu papel, o bom gestor precisa conhecer os princípios fundamentais de gerenciamento, ou seja, as principais ferramentas de gestão. Além disso, ter uma boa liderança é fundamental para o sucesso de um gestor. Todavia, liderar é uma arte que pode ser desenvolvida e aprimorada. Nesse artigo, vocês vão conhecer as cinco práticas de liderança que podem ser adotadas por todo aquele que aceita o desafio de transformar o bom em excelente.
Vamos nos guiar nessa jornada a partir do conteúdo do livro “O DESAFIO DA LIDERANÇA: Como Fazer Acontecer em Sua Empresa”. Os autores James M. Kouzes e Barry Z. Posner estudam o assunto desde o início dos anos 1980. Desde já, uma leitura recomendada para quem deseja aperfeiçoar a sua performance como líder.
O livro contém conhecimento atemporal que os autores acumularam por mais de 30 anos. Isto é, a partir de pesquisas realizadas com líderes de todos os segmentos, de empresas e organizações de todos os portes e de todas as partes do mundo. A arte de liderar envolve a reunião de pessoas em torno de uma causa comum e ser líder exige comprometimento com o bem maior. As duas atividades são fácies de dizer e difíceis de implementar. Porém, os autores oferecem conselhos reais, baseados em sólidas pesquisas, que nos orientam na direção correta.
O Desafio da Liderança, menciona como os líderes motivam as pessoas para atingirem grandes objetivos nas organizações. Além disso, aborda as práticas adotadas por eles para transformar valores em ações, visão em realidade e obstáculos em inovação. Bem como isolamento em solidariedade e riscos em recompensas. Fala também sobre a liderança que cria o ambiente no qual as pessoas convertem desafios em sucessos fantásticos.
As Cinco Práticas de Liderança
Com base nos estudos e pesquisas os autores definiram as seguintes:
· Modele o Estilo;
· Inspire uma Visão Comum;
· Questione o Processo;
· Capacite os Outros para a Ação;
· Anime os corações.
As Cinco Práticas não são competências particulares de indivíduos que os autores estudaram, tampouco pertencem a um grupo restrito de estrelas. Liderança não diz respeito a personalidade, mas a comportamento. Estão disponíveis para qualquer um que aceite o desafio de ser líder, ou seja, levar as pessoas e organizações para lugares nos quais nunca estiveram.
Modele o Estilo
Os títulos são reconhecidos, mas é ao comportamento que se atribui o respeito. O exemplo não é a melhor maneira de liderar: é a única. Como liderança é comportamento, você deve modelar o seu estilo de liderança baseado em princípios e valores, ser um exemplo. O livro traz diversos casos que enfatizam que o melhor estilo de liderança é aquele baseado em valores. Contudo, o líder deve expressar os que são comuns ao grupo.
Inspire uma Visão Comum
Os líderes enxergam o futuro imaginando possibilidades vibrantes e dignificantes. No entanto, não é possível obrigar o comprometimento. Você, como líder, precisa inspirá-lo. A liderança precisa arregimentar outras pessoas para uma visão comum, compartilhando suas aspirações. O mais importante não é o líder ter visão, mas envolver as pessoas no processo. O sonho da visão precisa ser compartilhado pelo grupo. Para contribuir com seu alcance, todos precisam se sentir como parte dela. Sobretudo, você não pode disseminar uma visão na qual não acredita.
Questione o Processo
Questionar é fundamental para a grandeza. Nenhuma pessoa alcança um melhor desempenho mantendo as coisas do mesmo jeito. O verdadeiro líder é um pioneiro disposto a se aventurar pelo desconhecido. Então, você precisa buscar oportunidades, tomando a iniciativa e olhando para fora, procurando soluções e melhorias inovadoras. Em outras palavras, assumir riscos é uma atitude fundamental do líder. Como mudança e inovação envolvem arriscar e experimentar, sua principal contribuição é a de criar um clima de experimentação, de reconhecer as boas ideias, apoiá-las e se dispor a desafiar o sistema. Líderes sempre aprendem com seus erros. A vida é um laboratório e os gestores de sucesso são aqueles que utilizam o maior número possível de experimentação.
Capacite os Outros para a Ação
Os grandes sonhos não se tornam realidade graças a uma única pessoa. Grandes realizações requerem esforço de equipe. Isto é, exigem confiança sólida e relacionamentos duradouros. Além disso, demandam colaboração de grupos, responsabilidade individual e começam com a capacitação das pessoas ao seu redor. O líder precisa estar aberto a todas as ideias e dar voz a todos no processo de tomada de decisão. Contudo, a equipe deve sempre prevalecer sobre qualquer integrante. O papel do líder é estimular a colaboração, promover a confiança e facilitar o relacionamento.
Deixar cada membro dar a sua contribuição para qualquer ação e fazer com que se sinta parte dela é a melhor ferramenta para o sucesso da ação. Quanto mais as pessoas confiam em seu líder e na equipe, mais riscos assumem, inovam, fazem mudanças e seguem em frente. Aliás, quando os indivíduos se sentem confortáveis para expressar suas opiniões, a equipe se sente capacitada para agir. Esse nível de conforto com a tomada de decisão é fundamental para criar um espaço propício para a colaboração.
Anime os Corações
No entanto, a subida ao topo é árdua e íngreme. Deixa as pessoas frustradas, exaustas e desiludidas e, muitas vezes, tentadas a desistir dos objetivos e metas. Atos autênticos de cuidado atraem as pessoas. Aliás, elas querem estar seguras de que seus gestores confiam nelas e nas suas capacidades de atingirem as metas. Afinal, valorizar e reconhecer uma conquista é uma excelente maneira de demonstrar o valor de um colaborador. O verdadeiro líder reconhece as contribuições e demonstra apreço pela excelência individual. Bem como criar a cultura de celebrar os valores e as vitórias, construindo um espírito de comunidade.
Reconhecimentos e celebrações precisam ser pessoais e personalizados. O reconhecimento pode ser o trabalho mais difícil de qualquer líder, porque exige muita honestidade e sinceridade. Porém, é fundamental para o sucesso do seu trabalho.
Estas Cinco Práticas de Liderança se consolidaram a partir de centenas de estudos e demonstram que elas fazem a diferença positiva no engajamento e no desempenho das pessoas em organizações de diferentes portes, com ou sem fim lucrativos e em quaisquer partes do mundo. Do mesmo modo, o comportamento exemplar do líder tem profunda influência no comprometimento e motivação das pessoas, no desempenho delas no trabalho e no sucesso das organizações.
Resumidamente, esse é o resultado que os autores chegaram depois de analisar as respostas de mais de três milhões de pessoas em todo o mundo, por meio do Inventário de Práticas de Liderança. Ele foi aplicado para avaliar com qual frequência seus líderes se envolvem nas Cincos Práticas de Liderança. O estudo demonstrou que os líderes que usam com mais frequência as referidas práticas são consideravelmente mais eficazes do que os demais.
Para quem quiser se aprofundar mais, recomendo a leitura do livro!
Juedir Teixeira – Doutor em Administração (Ph.D.), mestre em Gestão Estratégica de Negócios, consultor da área de Gestão de Negócios, palestrante, conselheiro do Conselho do Varejo – CDV da Associação Comercial de São Paulo e autor do livro “Gestão Estratégica de Negócios: Métrica de avaliação de Desempenho Organizacional”, da editora Gramma.