Skip to content Skip to footer

O coelho da Páscoa não vende só chocolates e bacalhau

Você pode até não saber, mas o coelho da Páscoa é um ótimo vendedor! Tem gente que ainda pensa que ele só vende chocolates e bacalhau. Nada disso! Ele pode e deve vender tudo, ou quase. Tem coelho que estimula venda até de material de construção. Afinal, esse é a primeira grande data comemorativa do ano após o relaxamento das restrições de combate à pandemia.

E o que isso significa? Mais pessoas circulando pelas ruas e corredores de shoppings. Consumidores prontos para voltar a viver a experiência da Páscoa no mundo físico. Assim como nas demais datas sazonais, o varejo pode e deve se apropriar desse grande alavancador de vendas. E este ano as duas comemorações, a cristã e a judaica, serão no mesmo período. Ou seja, mais oportunidades, especialmente em segmentos específicos.

Contudo, seja qual for o ramo de negócio, é possível surfar nessa doce onda. Tanto para estimular o público externo, como também o interno. É o que faz o varejista do ramo de materiais de construção Luiz Augusto Gonçalves Barbosa. O depósito, localizado na Zona Sul de São Paulo, está há 53 anos no mercado. Como também integrante do Conselho do Varejo – CDV, Barbosa sabe da importância das datas comemorativas para o comércio. “São excelentes oportunidades para o varejista dar aquela movimentada no negócio”.

Aliás, o empreendedor Luiz Comazzetto compartilha da mesma opinião! “As datas sazonais são ótimas oportunidades para atrair e fidelizar o cliente”. Proprietário de um restaurante, ele traz sempre o tema comemorativo para ambientação do espaço e demais ações. Contudo, alerta que isso exige planejamento. “Trabalhe em cima de um calendário para ter tempo adequado para realizar as ações.” Lembre-se ainda de informar seus clientes e convidá-los a participar com antecedência.

O coelho da Páscoa também faz parte do seu time

Isso mesmo! É o como pensa e procede o dono do depósito Zona Sul. A estratégia é envolver a equipe em ações de vendas ligadas à Pascoa. Para tal, estipulou uma meta para o período. As quatro melhores performances são premiadas. “Ganham ovos para levar para casa e para presentear um consumidor cada. Ou seja, acabam fortalecendo também os laços com o cliente.”

Da mesma forma, Barbosa também cria ações para estimular o público externo. Isto é, campanhas nas quais compras acima de determinado valor participam de sorteios. Dessa forma, incentiva o cliente a comprar aquele algo a mais para poder concorrer. “Na data comemorativa, ou um dia antes, também distribuímos um mimo para quem for à loja”, conta.

Além disso, existem muitas outras ações que podem ser realizadas. Desde descontos, tanto nas operações presenciais como nos canais digitais, a vitrines atraentes e convidativas. Segundo Comazzetto, é preciso ser inovador e estar sempre atento às necessidades do cliente. “Transforme a experiência do cliente com a sua marca na mais encantadora possível“.

Entretanto, é bom sempre lembrar que você deve estar atento a outros itens, ou seja, o básico bem-feito. Loja limpa, expositores arrumados, produtos precificados, estoque em dia… Além disso, e principalmente, uma equipe bem treinada e envolvida com os propósitos da sua marca. “Conheça seu público, trate seu cliente como se ele fosse único. Ou seja, ganhe fãs para a sua marca e aumente suas vendas”, conclui Comazzetto.

Como dizem por aí, o bom vendedor vende até areia no deserto e geladeira para esquimó. Resumindo, o coelho da Páscoa pode ser seu grande aliado. Inove, ouse e realize.

Feliz Páscoa e ótimas vendas!