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Novos tempos: Natal Físico, Humano e Digital

O Papai Noel já se adaptou aos tempos pós-pandemia. Se antes as entregas eram feitas na grande maioria via loja, é de se esperar que neste ano o Natal seja híbrido como nunca. O físico já se contaminou do digital definitivamente.  

Em anos anteriores ao falar de Natal usávamos os pilares Espírito de Natal, Time, Operações, Comunicação e Produto. Os pilares são os mesmos. O que mudou é que em cada pilar temos que subdividir as ações entre físico e digital. Além do humano, claro, afinal o grande segredo do varejo é que Papai Noel é o Time da loja. Foco então no físico, humano e digital.   

Espírito de Natal 

É aquele sino que bate quando chega o Natal. O normal é isso acontecer no início de dezembro. Porém, o quanto antes você começar a trabalhar com o seu time, mais cedo eles vão se agilizar para tudo o que tem de ser feito. Eu sempre começo com uma carta para o Papai Noel com tudo que desejo. Uma consequência no digital é que mais do que nunca você vai poder convidar seus clientes a virem para a loja, site ou app usando as redes sociais e WhatsApp. Antes mesmo de o Natal chegar. Lojas competentes em CRM vendem para os clientes frequentes em novembro. Antecipam a venda. Não expõem esses clientes ao pico do Natal.   

Time 

Todos têm que ser muito competentes. Se você ainda tiver alguém não competente, mas com chance de ser, dê uma chance. Caso contrário, troque antes do Natal usando a possibilidade de testar os extras ou de contratar outra pessoa para substituir alguém que não está correspondendo. Importante é que todos conheçam os meios digitais que a sua empresa usa. Só assim estarão seguros para recomendar esses pontos de contatos aos clientes. Sem medo.   

Operações 

O trabalho que dá se preparar para essa data não é segredo para ninguém. Desde embalagem até turnos mais longos, a operação do Natal cansa. Por isso tem que ser muito bem planejada. Um check-list vai ajudar muito. Ainda mais se você pedir ajuda de quem participou de natais anteriores. Faça um diário de bordo ou uma caixa preta contando tudo o que acontece. Vai ajudar no check-list e a evitar erros futuros. Memória operacional.  

No Natal híbrido alguém tem que estar pronto para executar e manter vivo e dinâmico o esforço digital. Se um site muda, normalmente, uma vez por trimestre, no Natal a frequência tem de aumentar muito. O mesmo com redes sociais, que têm de ser renovadas a cada novo olhar do consumidor. Se ele não sentir esse frescor de ideias, não se sentirá inspirado a aprofundar o relacionamento com a marca e comprar. 

Muito importante é a logística de suporte para todas as ações digitais, para que o cliente tenha o menor número de possibilidades de problema possível em cada processo de compra e entrega. 

Comunicação 

O Espírito de Natal tem que estar carimbado na sua marca. Embalar a loja para o Natal é clássico. A comunicação física é o que faz sua marca entrar na escolha do cliente para comprar os presentes. Banner, vitrine, sinalização de preços, cartazes, embalagens, tudo com cara natalina. Faça isso profissionalmente. Se você não tiver recursos internos, peça ajuda. Vale a pena. É o maior retorno de investimento que você pode ter. Só que, de novo, vem o digital. Suas redes, site e toda comunicação digital têm que estar embalados também. O site com a cara da loja, a loja com a cara do site. Tudo inspirando o cliente no momento de contato com cada ponto de relacionamento com a marca. 

Provavelmente, como já mencionamos nos itens anteriores, a comunicação digital vai ser o maior esforço que você vai fazer no Natal deste ano. Não se esqueça, CRM vivo e muito diálogo dos vendedores com seus respectivos clientes para restabelecer relações que aconteceram durante o ano, ou não, mas podem acontecer agora, via WhatsApp ou o meio que o cliente escolheu.  

Produto 

Aqui a chave de sucesso é inovação. Claro que os produtos básicos que você vende têm que estar presentes. Eles também podem ser presentes para alguém. Mas os clientes leais já têm esses produtos básicos. Então, você deverá ter produtos que não vendeu o ano todo para temperar seu sortimento e apresentar alternativas para quem gosta e compra muito de você. Sua vitrine e suas redes sociais estarão tão atraentes quanto mais você tenha esses produtos diferentes para mostrar. O cliente mede sua competência em produtos pela quantidade de novidade que você lança.  

Não se esqueça da máxima, produto bem barato para o amigo secreto, produto de preço intermediário para o amigo de verdade e produto de preço superior para o meu presente ou dos entes mais queridos da minha vida. 

Movimente-se 

Em poucas palavras, dicas para o seu Natal ser mais bem sucedido. Troque muito com todos do Time, compartilhe suas preocupações e ganhe aliados para tornar o evento um grande sucesso.  

Ah, não se esqueça de criar eventos de Natal, principalmente entre a segunda quinzena de novembro e a primeira de dezembro. Os shoppings estão caprichando cada vez mais nesse tipo de evento. Se você não caprichar, seu cliente vai preferir ficar no mall. E você vai perder o fluxo potencial dessa temporada. Pode ser qualquer evento, desde uma comidinha para quem visita a sua loja, demonstração de produtos, desfiles… Vale tudo, só não vale ficar estático, prateleiras, produtos e time desanimados 

Boas vendas, muitos likes e melhores recomendações. 

 IMAGEM: Pixabay

Edmour Saiani – Fundador da Ponto de Referência, empresa dedicada à construção de cultura e gestão de atendimento. Membro do Conselho de Varejo – CDV da Associação Comercial de São Paulo – ACSP. Consultor e palestrante. 

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