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No varejo, o básico bem-feito está sempre em alta. Confira!

No universo das tendências e inovações para o varejo, aclamadas nos grandes eventos do setor, um velho conhecido está sempre em alta: o básico bem-feito. Não se pode negar que as inovações tecnológicas têm facilitado em muito a vida das pessoas e comerciantes. Por exemplo, o Pix, que revolucionou os meios de pagamento no Brasil e trouxe muitos ganhos, especialmente para os pequenos empreendedores. Por outro lado, o tão falado Metaverso, hoje anda no anonimato. 

Aliás, o foco no cliente ainda é e sempre será o coração do negócio. Ou seja, para oferecer a melhor experiência de compra, você precisa ter e criar condições para que isso aconteça. Saúde financeira, estoque, equipe treinada para oferecer um ótimo atendimento, entre outros, fazem parte do rol do básico bem-feito. 

Breve guia para o básico bem-feito 

Separamos alguns pontos importantes para quem quer fazer o básico bem-feito. 

  • Gestão Financeira – Separar pessoa física da jurídica na hora de usar os recursos da empresa. Planejar a retirada dos sócios e cumprir o planejado. Boa gestão de capital de giro e de fluxo de caixa. Ter reserva financeira suficiente para cobrir ao menos quatro meses de custos fixos. 
  • Gestão de Produtos, Estoque Margem e Giro – Ter bem definidos o mix de produtos e o mapa de sortimento, com o número de SKU por categoria. Bem como o orçamento anual de venda e de compra, também por categoria. Ter pouca ruptura de estoque. 
  • Experiência de Compra – Proporcionar a qualidade da experiência em todos os pontos de contato com os quais o cliente interage com a empresa. Manter lojas limpas, arrumadas e produtos bem expostos. Ter um time com brilho nos olhos e sorriso nos lábios. 
  • Visual Merchandising – É uma ferramenta que trabalha para a boa imagem da empresa, tanto no mundo físico como no virtual. Ou seja, mix de produtos devidamente precificados e gôndolas sempre abastecidas. Organizar o espaço para permitir uma boa circulação dos clientes. Ter uma iluminação agradável e mobília conservada. 
  • Marketing e Comunicação – Desenvolver ações promocionais diferenciadas. Criar programa de fidelidade. Realizar parcerias de benefícios com outras empresas. Utilizar mídias offline (jornais, revistas, outdoors, rádio etc). Bem como mídias sociais (e todas as ferramentas pagas e não pagas disponíveis), site, e-commerce e marketplace. 
  • Gestão de Pessoas – Fazer recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal de acordo com os objetivos estratégico da organização. Criar plano de cargos e política de remuneração estratégica. Realizar treinamentos para manter a equipe motivado a atingir os objetivos da empresa. Trabalhar com times diversos. 

Fonte: Livro “Gestão de Negócio – Uma abordagem prática”. Coordenação Juedir Teixeira Ph.D. 

IMAGEM: Freepik