Skip to content Skip to footer

Como as pequenas e médias empresas podem ser mais sustentáveis?

A empreendedora canadense Tara Milburn, fundadora da Ethical Swag e certificada pela B Corp. – que mede os impactos ambientais e sociais dos negócios e verifica as práticas sustentáveis –, escreveu um artigo para a revista Forbes ressaltando a importância da sustentabilidade no mundo empresarial. “Na essência, a sustentabilidade nos negócios consiste em operar de uma forma que não seja apenas lucrativa, mas também benéfica para as pessoas e para o planeta. Trata-se de tomar decisões que assegurem a saúde empresarial a longo prazo, sem comprometer as responsabilidades ambientais e sociais”.

Com as mudanças climáticas, as pequenas e médias empresas precisam observar que os consumidores estão mais atentos às práticas sustentáveis. Isso pode causar um aumento de conexão com o cliente e, consequentemente, dos resultados financeiros. Isso ocorre porque ações sustentáveis genuínas não só mostram o compromisso da empresa com a sociedade e o meio ambiente, como também se tornam uma grande atração de bons talentos e mais compradores.

Muitos podem interpretar incorretamente que trazer sustentabilidade para o seu negócio é apenas seguir regras. “Ajuda você a se destacar da concorrência, aumentar seus lucros e manter e atrair ótimos funcionários. Certamente, para pequenas empresas, inicialmente, este desafio pode ser intimidador, porém é essencial para o sucesso ao longo prazo, porque abraçar a sustentabilidade é mais do que uma tendência, é uma mudança fundamental na forma como fazemos negócios”, completa Tara.

As micro e pequenas empresas que pretendem iniciar a sua jornada sustentável, podem utilizar a ferramenta gratuita B Assessment. Ela serve para identificar as áreas de impacto socioambiental do negócio, estruturando as medidas baseada em cinco pilares: comunidade, funcionários, governança, meio ambiente e clientes. Vale lembrar que a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na qual podem ser um guia para as corporações.

Para saber mais, você pode acessar os dois links a seguir:

BAssessment

Nações Unidas Brasil

Imagem: Freepik