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Varejo, PME, Consumidor, Economia, Meios de Pagamento, Tecnologia

Fique por dentro de tudo que aconteceu de mais importante no setor

VAREJO

Varejo paulista pode ter o melhor Dia das Mães dos últimos 15 anos

Levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) projeta crescimento de 3% nas vendas no mês de maio. O faturamento deve atingir R$ 56,5 bilhões, o que representa R$ 1,4 bilhão a mais em relação ao mesmo período de 2022.

PME

Sebrae aponta problema de endividamento nas pequenas empresas

Mais da metade das pequenas empresas compromete valor superior a 30% de seu custo mensal com o pagamento de dívidas. Segundo o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, até abril de 2022, 59% dos pequenos negócios ainda faturavam menos que em 2019.

CONSUMIDOR

Experiência do Cliente: NPS ainda é o principal indicador?

Os limites da experiência do cliente podem ser influenciados por diversos fatores, incluindo as políticas de defesa do consumidor. A velocidade de transformação do consumidor em mais digitalizado, consciente e atento está transformando as abordagens de satisfação, experiência e direitos.

ECONOMIA

Endividamento atinge 78,3% das famílias brasileiras

A parcela de famílias brasileiras com dívidas (em atraso ou não) chegou a 78,3% em abril deste ano. A taxa é a mesma observada no mês anterior, mas está acima dos 77,7% de abril de 2022. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic)/CNC.

MEIOS DE PAGAMENTO

Bancos deixarão de oferecer DOC até fevereiro de 2024

O Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixará de ser oferecido pelos bancos até 29 de fevereiro de 2024. Também será extinta a Transferência Especial de Crédito (TEC), feita exclusivamente por empresas para pagar benefícios aos funcionários. Já o TED continuará funcionando.

TECNOLOGIA

Sem inteligência de dados, o varejo não sobreviverá

Implantar novas tecnologias é um processo desafiador para qualquer tipo de empresa ou negócio, independentemente do setor ou porte. Atualmente, uma quantidade assustadora de dados está disponível para os varejistas, mas eles não são aproveitados da melhor forma.