Pelas informações que se tem a respeito, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, ou seja, criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que, em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear o pai, que viu sua esposa falecer ao dar à luz ao sexto filho e teve de criar o recém-nascido e os outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa, no entanto, dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart. Seja como for, o primeiro Dia dos Pais nos EUA foi em 19 de junho de 1910.
No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering. Entretanto, dizem que por incumbência do jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio no segundo semestre e de publicidade no seu jornal, a data foi festejada, pela primeira vez, no dia 16 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, ou seja, exatos 69 anos em 2022. Por motivos comerciais, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.
Atualmente o Dia dos Pais é o quarto em termos de oportunidades de venda para o varejo em geral. Perde apenas para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Logicamente que para quem trabalha com produtos destinados ao público masculino esta é a segunda melhor data de venda, perdendo apenas para o Natal.
E você, que trabalha com esse tipo de público, já estabeleceu suas estratégias para aproveitar esta ótima oportunidade de vender mais? Aliás, quanto mais cedo aplicadas, melhor o resultado.
Confira como otimizar as oportunidades de venda no Dia dos Pais:
- Se você tem uma loja online, pode programar uma janela pop-up – aquela que aparece destacando algo, ou incluir um banner com indicação da promoção do dia;
- Prepare um mix de produtos com ofertas especiais, com montagem de kit e outros atrativos para chamar a atenção de seus clientes e conquistar novos consumidores;
- Elabore uma vitrine atrativa e vendedora, com as principais ofertas oferecidas, para chamar a atenção do público passante;
- Faça um trabalho nas mídias sociais, com a devida antecedência, comunicando aos seus clientes as principais ofertas da loja a sua disposição;
- Prepare a sua equipe de venda com as melhores práticas de abordagem, sondagem, demonstração e fechamento de venda. Ou seja, não perca nenhuma oportunidade de transformar passante em comprador;
- Se a sua equipe der um show de encantamento, esta será uma grande oportunidade para fidelizar os seus clientes, inclusive os novos, aumentando a sua carteira de clientes satisfeitos;
- Pesquise os principais concorrentes para identificar as ofertas por eles oferecidas e contra-atacar com alternativas de maior atratividade;
- Cadastre os novos clientes para que possam ser realizadas ações de pós-venda. Desse modo, torná-los clientes cativos da sua marca;
- Após a data, avaliar os resultados obtidos, comparando com anos anteriores. Anote o que deu certo e que não foi tão bem. Assim, pode corrigir no ano seguinte ou em outros eventos da mesma natureza. Nesse sentido, você fará o que se chama no mundo corporativo, notadamente nas grandes empresas, de gestão do conhecimento.
Enfim, as ações propostas certamente aumentarão as vendas da sua loja nessa data comemorativa e, com o aumento da sua base de clientes, nos meses subsequentes também.
Juedir Teixeira – Doutor em Administração (Ph.D.), mestre em Gestão Estratégica de Negócios, consultor da área de Gestão de Negócios, palestrante, conselheiro do CDV – Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo e autor do livro “Gestão Estratégica de Negócios: Métrica de avaliação de Desempenho Organizacional”, da editora Gramma.