Skip to content Skip to footer

Roberto Mateus Ordine assume a presidência da ACSP

Roberto Mateus Ordine assumiu, no dia 31 de março, na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o cargo de presidente da entidade para o triênio 2023-2026. Primeiro vice-presidente da instituição na gestão anterior, de Alfredo Cotait Neto, Ordine foi eleito no último dia 24 de março por unanimidade em reunião do Conselho Deliberativo.

No seu mandato de três anos, Ordine quer dar continuidade aos projetos da gestão anterior e está bastante otimista.

“Além de agradecer o apoio de todos, quero salientar que nossa gestão dará sequência aos projetos iniciados na anterior. Estamos alinhados e conscientes da importância da modernização da entidade. Somos a continuidade de uma gestão bem-sucedida”, comentou.

O novo presidente afirma estar confiante numa gestão conduzida pela transparência e pela governança. Ele destaca, ainda, a importância que a entidade vem ganhando nos últimos anos junto à opinião pública e à mídia.

“Nos últimos anos, a ACSP se tornou uma voz importante e influente ampliando a sua área de atuação. Daí a necessidade de uma governança que permita a participação de todos garantindo assim nossa confiabilidade e credibilidade”.

A posse contou com a presença do ex-presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, que transferiu o cargo, além de membros do Conselho e funcionários da entidade.

Currículo

Nascido em São Paulo, Roberto Mateus Ordine é advogado formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo e pela Cornell University (USA).

É o atual presidente eleito da Associação Comercial de São Paulo (gestão 2023-2026).

É vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP, presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem da ACSP – CEMAAC, conselheiro da JUCESP, do SEBRAE e da BOA VISTA S/A.; consultor jurídico taxes and finances da Sincomaco/Anamaco, Aremasp, ADICISP, membro do Conselho Superior de Direito e do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomercio-SP e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).

Coautor da obra “IR Pessoa Jurídica 1.981” pela editora Brasiliense e “ICMS –Substituição Tributária 1986” pela FOL Editora, além de artigos publicados em jornais e revistas de grande circulação da época (DCI; Diário do Comércio, Gazeta Mercantil, IASP) e, ainda, do livro “Viva a Família, Morra a Violência” da editora Luz no Lar -1996.

Foi juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo – TIT entre 1991 e 2011; ainda exerceu os cargos de presidente do Rotary Clube São Paulo Liberdade em 2003/2004, diretor-superintendente da Distrital Centro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nas gestões março de 2001-2003 e 2003-2005, vice-presidente da Associação Viva o Centro entre 2003 e 2022, integrou o Conselho Gestor da FUNDURB, além do cargo de vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo entre 2005 e 2013; e  primeiro vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (2019-2023); membro vitalício do Conselho Deliberativo da ACSP nas gestões de 2013 até 2023.

IMAGEM: Marina Nascif/ACSP