O tempo voa. Mal saímos dos festejos juninos e julinos e já está na hora de planejar o Dia dos Pais. Com consumidores cada vez mais conectados e informados, a dinâmica das estratégias de vendas precisa acompanhar o ritmo. Até o Natal, as datas importantes do varejo no segundo semestre serão uma seguidinha da outra. Ou seja, quem quiser oferecer a melhor experiência de compra precisa focar em planejamento.
Confira as próximas datas comemorativas
- 13 de agosto – Dia dos Pais
- 12 de outubro – Dia das Crianças
- 24 de novembro – Black Friday
- 25 de dezembro – Natal
Além dessas quatro datas principais, entre uma e outra temos feriados prolongados, que geram oportunidades para os varejos de alimentos e bebidas. Bem como o Dia do Professor em 15 de outubro e mudança de estação, com início do verão em 22 de dezembro. Datas que também devem ser trabalhadas.
Estoque em dia requer planejamento
Praticamente tudo o que você faz no seu negócio passa pelo estoque. Suas campanhas de vendas, giro de caixa, promoções… Afinal, estoque é dinheiro, que pode ou não estar sendo bem aplicado. Para ter um bom aproveitamento dessas datas comemorativas é fundamental ter um controle fiel do estoque.
Aliás, uma grande aliada para você que não conta com processos automatizados é a boa e conhecida planilha do que entra e do que sai. Esse controle também vai ser de grande ajuda no planejamento das suas compras, a partir das informações do que virou e do que não virou no ano anterior. Isso sem falar que com esses dados você pode negociar melhor com os fornecedores também.
Time afinado e empático
Para essa clientela mais dinâmica e participativa que é impactada por múltiplos canais, as oportunidades de compra estão a um clique. Contudo, aquele atendimento especial, empático e cativante é, sim, um diferencial, competitivo. Um time afinado, que conhece profundamente os produtos que vende, que está qualificado para dar a quem compra a informação mais precisa possível, tem mais chance de fechar uma venda, inclusive com valor agregado.
Comunique com clareza
Saber comunicar suas ações e promoções de forma direta, no tempo certo, visualmente atrativa e acessiva faz a diferença no atingimento das metas. Para isso, você pode contar com os kits de comunicação que o Conselho do Varejo|CDV prepara e compartilha gratuitamente. São peças de comunicação para uso físico e online. Afinal, quanto mais canais você usar para chegar à sua clientela, melhor.
Bom planejamento e ótimas vendas!
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