Faz muitos anos que ouvi uma estória, a qual passei a usar como filosofia de vida e confesso a você que realmente mudou a minha vida para melhor. Espero sinceramente que a estória que vou contar sirva para você também mudar a sua filosofia de vida e possa contribuir, de alguma forma, para você tornar-se uma pessoa ainda mais feliz.
A estória é a seguinte:
Um determinado Rei tinha de tudo, poder, dinheiro, mulheres, amigos e muitas outras coisas. Porém, vivia angustiado procurando resposta para três perguntas básicas. Qual a pessoa mais importante na sua vida? Qual era o momento mais importante para ele? E qual deveria ser a maior prioridade da sua vida?
Se nós, no entanto, que somos simples mortais, sempre nos deparamos em busca de respostas para as perguntas acima, imagine um Rei!
Todavia, num determinado dia o Rei da nossa estória tomou conhecimento de que numa província distante havia um sábio. E que tinha respostas para todas as perguntas.
Então, o Rei chamou o seu súdito de confiança e o mandou ir até o sábio em busca das respostas que tanto procurava.
Ao chegar na casa do sábio, o súdito encontrou um homem de meia idade sentado numa confortável cadeira. Estava olhando para o infinito e desfrutando da mais plena tranquilidade. Logo depois, o súdito dirigiu-se ao sábio e contou a angústia do seu chefe em busca das respostas para as perguntas.
O Rei, o Sábio e o Varejo
Qual a pessoa mais importante na sua vida?
Qual era o momento mais importante para ele?
E qual deveria ser a maior prioridade da sua vida?
O sábio pensou, refletiu, olhou para o súdito e disse, anota aí:
1 – Você diz para o Rei que a pessoa mais importante da sua vida é aquela que estiver à sua frente e com a qual ele estiver conversando no momento.
2 – Que o momento mais importante da vida dele é o momento exato em que estiver conversando com a pessoa que estiver à sua frente.
3 – Que a maior prioridade da sua vida é fazer aquela pessoa que estiver à sua frente feliz.
Agora que você já refletiu de como usar esta estória na sua vida, vamos transportá-la para a sua empresa:
1 – Quem é a pessoa mais importante para a sua empresa? Com toda a certeza é o seu cliente.
2- Qual o momento mais importante para o seu cliente? É o exato momento em que ele entra na sua loja e é abordado pelo vendedor.
3 – Qual deve ser a sua maior prioridade? A prioridade é fazer o seu cliente feliz, proporcionando a ele uma inesquecível experiência de compra.
Cliente feliz é cliente fidelizado. Ou seja, aquele que retorna à sua loja e conta para todo mundo que é a melhor do segmento. Além disso, quando pensa em comprar um produto da sua linha de comercialização pensa somente na sua empresa.
Juedir Teixeira – Doutor em Administração (Ph.D.), mestre em Gestão Estratégica de Negócios, consultor da área de Gestão de Negócios, palestrante, conselheiro do CDV – Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo e autor do livro “Gestão Estratégica de Negócios: Métrica de avaliação de Desempenho Organizacional”, da editora Gramma.