Com menos restrições, o Dia das Mães de 2022 será muito especial. Afinal, foram dois anos de muitas incertezas e com acontecimentos que mudaram o cotidiano de muitas famílias. Por isso mesmo, a celebração deste ano vem carregada de sentimentos de gratidão e alegria pela vida. Da lembrancinha ao presentão, 64% dos empresários acreditam em aumento do volume das vendas no Dia das Mães desse ano em relação à mesma data em 2021de acordo com pesquisa feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista.
Aliás, neste caso, mãe não é só mãe! Pode ser esposa, namorada, sogra, avó, tia, filha, amiga e até madrinha! O setor de tecidos, vestuário e calçados deverá ser o mais procurado no Dia das Mães como opções de presente pelos consumidores. Para 47% dos empresários, a data deverá representar entre 5% e 15% do faturamento de 2022. Todavia, para outros 14%, o Dia das Mães poderá representar mais de 15% das vendas este ano.
“Com a pandemia sob controle, os micros, pequenos, médios e grandes empresários estão esperançosos com a possibilidade de uma retomada econômica. Cerca de 65% desse público pretende realizar novos investimentos para alavancar as vendas e 73% devem recorrer a linhas de crédito de bancos”, informa Flavio Calife, economista da Boa Vista.
A pesquisa também analisou o nível de confiança dos empresários na retomada econômica após dois anos de pandemia. De acordo com o levantamento, 66% afirmam estar confiantes, contra 48% no mesmo período em 2021. Além disso, 61% dos entrevistados apontam a diminuição da inadimplência como um dos desafios para o bom desenvolvimento dos negócios em 2022. Outros esperam conseguir aumentar a atuação no mercado e também realizar negócios através do e-commerce e das redes sociais, com 53% e 57% sucessivamente.
O Dia das Mães e as expectativas do consumidor
Entretanto, pelo lado dos consumidores os dados são mais tímidos se comparados com 2021. Segundo pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborada pela Pinion, 50% dos brasileiros pretendem dar presentes para o Dia das Mães. No ano passado, este mesmo estudo registrou que 58,6% iriam às lojas.
“Hoje, as pessoas estão mais endividadas e com menor poder de compra”, disse Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP. “Isto reflete diretamente na intenção de compras do consumidor neste que é o período mais importante para o comércio depois do Natal”, complementou.
A área de vestuário, calçado e adereços continua sendo uma das com maior intenção de compras, com 69,2%. Contudo, no recorte para São Paulo esse número chega a 75,9%. Porém, os presentes de uso pessoal, do setor de beleza, além de joias e bijuteria, continuam sendo lembrados por cerca de 71% dos entrevistados.
Por outro lado, os móveis e eletrodomésticos mostram quase 51% dos desejos de compra, e, se somados aos “equipamentos digitais” (22,5%), alcançam cerca de 73%. Ou seja, demonstram o resultado da mudança de hábitos do consumidor, ocorrida por conta do trabalho remoto e da maior permanência das famílias em casa.
Emocione, encante e faça boas vendas
De acordo com as duas pesquisas, a maior parte das vendas deverá ser de maneira presencial, em lojas físicas. Então, partindo do princípio que você já pratica o básico bem feito, use a abuse da emoção nesta sazonal. Seja na comunicação com o cliente ou na ambientação do espaço. Palavras, elementos e cores que traduzam e transmitam sentimentos de aconchego, carinho, afeto, gratidão
Além disso, use todos os pontos de contato possíveis para chegar ao comprador. Os aplicativos de mensagens instantâneas podem ser grandes aliados. E com a facilidade de pagamentos por Pix, a venda pode ser efetuada durante a própria comunicação. Melhor ainda se oferecer serviços de entregas.
Concluindo, esta é uma data de grande emoção e com enorme potencial vendas. Seja qual for sua estratégia de comunicação e comercialização, não esqueça daquele detalhe fundamental: o atendimento de excelência. Empatia e cortesia ajudam a aumentar essa sensibilidade na hora da escolha do presente. E todo mundo quer o melhor para a sua mãe!
FELIZ DIA DAS MÃES