Skip to content Skip to footer

Leis e Tributos, Meios de Pagamento, ESG, Varejo, Economia, Consumo

Fique por dentro de tudo que aconteceu de mais importante no setor

LEIS E TRIBUTOS

Varejo paulista poderá parcelar o ICMS das vendas de dezembro

O governo paulista autorizou o comércio varejista a parcelar o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre as vendas de dezembro. Será possível pagar 50% do imposto até 20 de janeiro e a segunda cota de 50% até 20 de fevereiro de 2023, sem multa e juros.

MEIOS DE PAGAMENTO

Pix, carteiras digitais e QR Code são tendências para 2023

O uso de métodos de pagamento modernos, como Pix, carteiras digitais e QR Code, está entre as tendências para 2023. É o que mostra o “Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023”, da Fiserv. Entre as preferências dos brasileiros se destaca o Pix.

ESG

Decathlon: cartões-presente em troca de artigos esportivos usados

Para estimular a vida útil de produtos e o consumo consciente, a Decathlon implementou a funcionalidade buyback. Para participar, basta levar os produtos (bicicletas, raquetes ou equipamentos de camping) no estande Circula das duas unidades participantes: Morumbi e Marginal Tietê.

VAREJO

Varejo paulistano avança 18% em novembro

A movimentação no varejo paulistano em novembro avançou 18,3% sobre outubro, de acordo com os dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O indicador é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), com amostra da Boa Vista Serviços

ECONOMIA

Maioria dos paulistas deve gastar entre R$ 150 e R$ 450 no Natal

Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que 50,8% dos consumidores do estado de São Paulo pretendem presentear neste Natal. Destes, 42% pretendem gastar mais do que em 2021. A maioria (42,7%) pretende gastar entre R$ 150 e R$ 450.

CONSUMO

Jovens de classe média investem mais em vestuário, higiene e beleza

Estudo feito pelo Instituto Locomotiva entrevistou cerca de 1.500 brasileiros entre 16 e 34 anos. A pesquisa também revela que a principal categoria de consumo entre os jovens desse segmento é o vestuário (60%). Higiene e beleza (54%) empatando com alimentos para preparar (54%).