A Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas centrais e esteve presente em diversas palestras no Web Summit, o maior evento de inovação, que este ano foi realizado no Rio de Janeiro.
A IA já causa um impacto significativo em nossas vidas, não apenas pelas constantes inovações das empresas, mas também pelo seu uso pessoal, acessível a pessoas de todas as idades e culturas. No evento, que reuniu especialistas, investidores e líderes empresariais do mundo todo, a discussão sobre IA se estendeu a temas como sustentabilidade e equidade.
Cassie Kozyrkov, cientista chefe da Google, apresentou uma visão interessante sobre como a IA pode afetar o mercado de trabalho. Ela argumentou que os programadores, por exemplo, poderiam ter seus cargos ameaçados, já que a IA poderia substituir a criação de “receitas” (ou a codificação em si).
O foco das discussões sobre IA em outras palestras e painéis não era apenas a tecnologia em si, mas sim os “inputs” e “outputs” conectados à IA. A qualidade e a origem dos dados que alimentam as IAs foram debatidas, enfatizando a necessidade de considerar os valores éticos e evitar estereótipos culturais ou raciais.
Além disso, o “output” das IAs foi analisado sob o prisma da colaboração entre humanos e máquinas, buscando desenvolvimento e produtividade em vez de competição. Já não se conversa mais sobre “humanos ou máquinas”, e sim sobre “humanos e máquinas”
Sobre esse tema, surgiu ainda o conceito de “Augmented Individuals” (indivíduos aumentados), referindo-se às pessoas que utilizam a IA como ferramenta para melhorar suas habilidades em diversos campos, como jornalismo, tradução e programação.
O Web Summit Rio gerou reflexões importantes sobre o papel da humanidade na criação e uso da IA. A mensagem principal foi a de que a IA não substituirá, mas empoderará pessoas, empresas e sociedades. O futuro já está aqui, e cabe a nós aproveitá-lo da melhor maneira possível. E o varejo pode ter ótimas oportunidades de negócios ao adotar a IA como estratégia.
IMAGEM: Pixabay
Caio Camargo–Especialista em varejo e tecnologia, LinkedIn Creator, escritor, colunista, palestrante e membro do Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo – ACSP.