Luiz Antonio Secco
Varejistas definem as características, qualidades e experiência que buscam, ao recrutar, contratar e treinar profissionais de atendimento e vendas.
O coração do alto desempenho em lojas é a junção profissional de recrutamento e treinamento. Uma equipe bem treinada sabe, na ponta da língua, tudo sobre a marca, como atender, e o que está vendendo.
O que buscamos?
Sintetizo em duas palavras: garra e amor.
Garra: força interna que separa os que lutam obstinadamente por suas metas, com muita autoestima, sabendo que sempre haverá obstáculos diários a serem transpostos.
Em qualquer marca, os melhores vendedores costumam ser os mesmos; em comum, muita garra!
Amor: utilizo aqui uma visão filosófica para definir empatia, o interesse em resolver os problemas de outros.
Os melhores em atendimento e vendas têm sempre um impulso de ajudar os outros, especialmente se são clientes.
Quando percebo um brilho nos olhos de alguém em alguma loja cheio de gás, com muita garra, fibra e obstinação, vejo ali um vencedor.
Quando reparo em um vendedor uma generosidade inata, um desejo de construir relações seja qual for o produto ou serviço, tenho convicção de que ele sempre se destacará.
Resumindo, esses são os dois traços que recomendo às equipes de RH, de gerência e supervisão de lojas a procurarem em quem contratam.
Garra e amor são a essência da equipe vencedora em uma loja.
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