Estamos iniciando o ano e nos deparamos com os questionamentos e metas que estarão pela frente em 2023. No dia a dia do lojista, o que será sempre um desafio é a busca de resultados por meio da valorização do cliente. É cada vez mais importante conhecer o comportamento do consumidor, pois ele está mais consciente e exigente, buscando bens e conteúdos que se identifiquem com os seus valores. Ao entender como ele age e reage, da escolha de um produto ao pós-venda, você poderá definir estratégias mais assertivas para aumentar a satisfação do seu cliente e se diferenciar da concorrência.
Nós, comerciantes, somos também prestadores de serviços e empresários. Portanto, precisamos estar antenados sobre o que ocorre no mercado. Isso exige investimentos e clareza de propósito, para entrega de resultado e criação de ambientes de compra atraentes e agradáveis. Assumindo, definitivamente, nosso lugar na mente e coração do cliente. O empresário de Varejo deve ter consciência que dirige um organismo vivo, que interage com a sociedade e atende às necessidades do mercado consumidor.
Planeje mix de produtos e serviços, norteadores estratégicos (missão, visão, valores), crescimento e lucratividade da empresa com inovação e responsabilidade social. Organize espaços físicos, layouts, marketing para captação e fidelização de clientes. Controle vendas, estoques, finanças e avalie seus planos e resultados reconduzindo o que for necessário.
Ao captar os sinais do cenário de negócios, identificando as ameaças e as oportunidades. É essencial analisar, adaptar, ativar e avaliar. Assim, a partir disso, buscar inovação e criatividade, e, principalmente, colocar o cliente no centro das decisões. Lembrando sempre que, na visão da gestão da qualidade, há também o cliente interno.
Valorize as pessoas dando voz a elas
Comece pelo cliente interno, engajando e motivando pessoas. Ou seja, colaboradores, fornecedores, parceiros de mercado que formam a cadeia do seu negócio. A partir do propósito, incentive a mudança de mentalidade para priorizar o olhar pela lente do cliente. Com colaboradores curiosos e desbravadores, você promove as mudanças individuais e o sucesso coletivo. Desenvolvendo times ágeis a partir de talentos potencializados, para oferecer experiências de sucesso.
Paralelamente, mantenha o foco no cliente para gerar valor – uma estratégia muito além da robotização do atendimento. É preciso instalar na veia organizacional do nosso negócio a cultura da experiência, se posicionando ao lado do cliente. É o famoso “tamo junto”, testando, avaliando, melhorando e construindo. Assim, será possível transformar e inovar processos arcaicos, viciados e, consequentemente, surpreender.
Encantar é fazer cada cliente se sentir parte, por isso, a jornada precisa ser rigorosamente mapeada e adaptada, para atender às expectativas. Deve também ser simples e funcional e, ao mesmo tempo, trazer felicidade e provocar emoções inesquecíveis.
Ter o cliente no centro do negócio é fazer com que sua loja venda mais e melhor, proporcionando experiências de resultado.
IMAGEM: Pìxabay
Carminha Oliveira – Especialista em despertar comportamentos empreendedores para alavancar carreiras e negócios com excelência e alto impacto e membro do Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo.