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Economia, Gestão, Meios de Pagamento, Negócios, Leis e Tributos, Consumo

Fique por dentro de tudo que aconteceu de mais importante no setor

ECONOMIA

Confiança do consumidor paulista recua 2,7% em maio, diz ACSP

Mesmo com a queda, o indicador se mantém em patamar positivo: 106 pontos em uma escala de zero a 200. Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, “o sentimento de melhora em relação ao futuro continuou a refletir na maior disposição em adquirir itens de maior valor”.

GESTÃO

O CX precisa voltar ao básico

Em Customer Experience (CX) muito se fala sobre os avanços em novas tecnologias como IAs generativas para melhorias em autoatendimento. Entretanto, um relatório global da Foundever descreve a importância da construção de uma base sólida, o famoso básico bem-feito.

MEIOS DE PAGAMENTO

Pix é principal meio de pagamento a microempreendedores individuais

Entre as micro e pequenas empresas, que faturam de R$ 82 mil a R$ 4,8 milhões por ano, o Pix divide a preferência com o cartão de crédito. As duas modalidades aparecem em primeiro, como principal meio de recebimento de recursos em 27% dos negócios.

NEGÓCIOS

Turismo e serviços puxam alta de 17,2% do franchising

Resultado do 1° trimestre de 2023 mostra que todos os segmentos cresceram. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), operações de rua representaram 52% do total e a receita passou de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões.

LEIS E TRIBUTOS

ICMS para importados: governo federal também prepara medida

Estados definem alíquota de 17% de ICMS para compras de importados online e Ministério da Fazenda trabalha no chamado “plano de conformidade” para fazer com que empresas de e-commerce, especialmente as estrangeiras, paguem os tributos devidos e respeitem a legislação brasileira.

CONSUMO

Millennials e Geração Z não abandonaram lojas físicas

A pesquisa da Bain indica que as lojas físicas representaram para os Millennials e a Geração Z 38% dos gastos no varejo em 12 categorias nos últimos seis meses. Além disso, 36% tendem a aumentar seus gastos em lojas físicas nos próximos dois anos.