A principal data do comércio está chegando! Mesmo nesse fim de ano diferente, com Copa do Mundo em novembro e dezembro, o Natal ainda é a grande promessa de bons negócios. E, para que ele seja um sucesso de vendas, coloque em práticas algumas dicas e o kit divulgação que preparamos especialmente para você!
Afinal, não é hora de desperdiçar oportunidades por problemas de estoque, com atendimento, entre outros. Nunca é demais relembrar e aplicar conceitos básicos do varejo.
Estoque
Uma boa gestão de estoque evita perda de venda e de dinheiro por falta ou excesso de produtos. O equilíbrio entre a oferta e a procura é o pulo do gato. Faça seu controle com base nas vendas de anos anteriores e considerando as promoções que pretende realizar.
Promoções
É possível obter ótimos resultados, sem comprometer a margem de lucro. Aliás, as promoções são ótimas ferramentas de marketing. Você consegue atrair novos clientes e, com um time de vendas bem-preparado, aumentar o tíquete médio. Sabe aquele produto que está encalhado ou que tem uma larga margem? Pode ser ótima opção. Outra boa sacada é o famoso leve 2 e pague 1, que dá ao comprador a sensação que está pagando 50% menos.
Divulgação
Quem não comunica se trumbica. Sendo assim, saia na frente da concorrência. Monte suas estratégias de vendas e comunique seu cliente com antecedência. Com os materiais que fazem parte do kit divulgação, você pode “falar” com ele por diversos meios de comunicação. São várias opções: banner para site, card para WhatsApp e muito mais.
Apresentação
Natal é alegria e inspira sentimentos e amor e felicidade. Nesse sentido, traga essas sensações para o seu estabelecimento. Em outras palavras, decore o ambiente com elementos que remetam ao Natal, mantenha o local limpo e as prateleiras organizadas e abastecidas. Lembre-se de que 80% das compras ocorrem por impulso. Além disso, você vai poder dar aquele toque especial e deixar seu comércio mais vivo e acolhedor com os adesivos de vitrine, cartaz A3, entre outros, que estão disponíveis no nosso kit de divulgação.
Meios de pagamento
A experiência de pagamento também pode impactar suas vendas. Sendo assim, é preciso criar todas as facilidades para que o consumidor possa concluir a compra. A flexibilização de meios de pagamento é também um diferencial competitivo.
Equipe
As compras de Natal são movidas a sentimentos e emoções. Empatia e cortesia ajudam a aumentar essa sensibilidade na hora da escolha do presente. Equipes bem treinadas fazem toda a diferença. Especialmente nos casos dos temporários. Repasse as promoções e condições, bem como as características dos produtos ofertados. Isso vai facilitar especialmente no atendimento daquele cliente que está meio indeciso, entrou sem muita convicção. Ao perceber que o vendedor sabe o que está falando, ele acaba se sentido mais seguro para realizar a compra.
Use e abuse das dicas e kit divulgação
Criado e disponibilizado pelo Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo, o kit de divulgação de Natal tem por objetivo ajudar o varejista a vender mais. Totalmente gratuito e de fácil aplicação, é composto por peças de comunicação para impressão e de uso digital, editáveis e personalizáveis.
Você pode, por exemplo, colocar a logomarca do seu negócio, incluir chamadas de promoções, entre outros. De olho nas dicas e fazendo uma divulgação personalizada, seu Natal vai ser um sucesso de vendas.
Baixe agora o seu Kit de Natal!
Ótimas vendas de Natal. Ho-ho-ho!
IMAGEM: CDV