O amor está no ar nesse Dia dos Namorados. Afinal, foram praticamente dois anos de isolamento, sem cinema, sem comemorações e paqueras. Agora, é hora de voltar a abraçar e de demonstrar afeto em forma de presente. Segundo pesquisa IM – Negócios Globo/Mind Miners, 72% dos entrevistados pretendem comemorar a data este ano. E tem mais, a grande maioria pretende sair de casa para comemorar e comprar presentes.
Sim, as lojas físicas estão em alta na intenção de compras. As de grandes marcas são as preferidas de 38% dos entrevistados. Já as de comércio local/bairro têm 33% das intenções. Por outro lado, nas compras online os marketplaces ocupam a primeira posição com 31%. Seguidos, com 17%, dos sites de marca única.
Embora os economistas não estejam tão otimistas, o Dia dos Namorados é uma das mais importantes datas para o comércio. Contudo, a Associação Comercial de São Paulo – ACSP estima que as vendas de produtos como perfumes, roupas e acessórios, calçados e flores aqueçam o varejo. Com isso, o resultado deve ficar entre 2% e 5% maior sobre período do ano passado. O economista da entidade, Marcel Solimeo, pondera que “os fatores negativos são a inflação em alta e a taxa de juros que têm diminuído o poder de compra dos consumidores”.
Aliás, o Conselho do Varejo – CDV montou alguns kits com materiais de comunicação e divulgação para as datas importantes do comércio. São peças para download de impressos, conteúdos, materiais de suporte para rede sociais e outras novidades, especialmente pensadas para o seu negócio. Basta acessar esse link e baixar. “Esses materiais vão beneficiar especialmente os pequenos comerciantes, aqueles que não têm áreas de comunicação estruturadas. Com isso, oferecemos um suporte, um reforço para suas ações em datas sazonais e, consequentemente, aumentar as vendas”, afirma Roseli Garcia, vice-presidente na ACSP e coordenadora CDV.
Dia do Namorados: toda forma de afeto merece presente
O amor está no ar nas suas mais diversas formas de expressão. Foram tantos meses com restrições de contato, que agora as pessoas sentem a necessidade de externar e materializar suas emoções. De acordo com a pesquisa, pequenos atos de amor pós-pandemia são extremamente importantes para os consumidores. Sendo assim, aproveite e amplie sua comunicação e oferta de presentes.
Afinal, além dos casais, amigo também pode presentear amiga, os/as desacompanhados/as podem trocar mimos entre si. Inclusive, tem até quem se auto presenteia. Portanto, isso abre um leque maior de possibilidades na oferta de presentes, kits, formas de comunicação e apresentação. Use e abuse da sua criatividade.
Entretanto, não perca tempo, pois 59% afirmam que costumam comprar o presente com antecedência. É a mesma porcentagem dos que pretendem gastar o mesmo valor do ano passado. Já os que alegam que vão aumentar são 26% e diminuir 15%.
Segundo a pesquisa, a maior parte das vendas deverá ser de maneira presencial, em lojas físicas. Então, vale lembrar a importância de colocar em prática todas a técnicas de vendas, de precificação e apresentação de produtos. Bem como preparar o time para atender aos clientes sem julgamentos ou estranhamentos. Toda forma de amor deve ser acolhida e respeitada.
Lembre-se que a experiência de pagamento também pode impactar suas vendas. Sendo assim, é preciso criar todas as facilidades para que consumidor queira concluir a compra em sua loja. A flexibilização de meios de pagamento é também um diferencial competitivo.
O amor está no ar! Boas vendas.