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NEGÓCIOS
Vendas no varejo crescem 18% em março
As vendas no varejo cresceram 18% em março de 2022, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021, aponta levantamento do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o índice apresentou alta de 33,4%.
VAREJO
Com gasolina cara, mercado de bairro ganha a preferência
A mudança de hábito de consumo do brasileiro provocada pela disparada da inflação vai além da redução das quantidades de produtos básicos comprados e da eliminação de outros. Ela atinge também a escolha de quando e onde comprar. É que o forte aumento dos combustíveis impôs despesas adicionais com transporte.
ECONOMIA
Metade dos moradores de favelas que usam a internet faz compras online
Com uma movimentação de R$ 180,9 bilhões em renda própria por ano, as favelas são uma potência de consumo. Segundo a pesquisa “Um país chamado favela”, divulgada durante a Expo Favela, 3 milhões de moradores de comunidades pretendem comprar eletrodomésticos nos próximos 12 meses, enquanto 1,5 milhão planeja comprar um carro.
E-COMMERCE
O seu e-commerce está de acordo com o CDC?
Vender online foi uma prática que se consolidou na pandemia devido à mudança nos hábitos de consumo. Mas, com o boom, também vieram problemas: reclamações geradas por compras online subiram 653% entre o 2º semestre de 2019 e igual período de 2021, segundo dados do Procon-SP.
VAREJO II
Via investe em startup Já Vendeu, especializada em economia circular
O investimento em startups voltadas para o varejo é um dos reflexos da acelerada transformação digital que o setor está vivendo. De acordo com o Inside Retailtech Report, as startups de varejo receberam mais de US$ 2,5 bilhões de investimentos em 2021, o que representou 263% de incremento na comparação com o ano anterior.
LOGÍSTICA
Mercado Livre e GOL firmam acordo para reduzir prazo de entrega em até 80%
O acordo faz parte do investimento de R$ 17 bilhões anunciado pela maior varejista digital da América Latina para 2022 e deve triplicar o volume de entregas aéreas no país. Para a Gol, o benefício é gerar uma receita incremental de R$ 100 milhões já neste ano, com potencial de chegar a R$ 1 bilhão em cinco anos.