Fique por dentro de tudo que aconteceu de mais importante no setor
ECONOMIA
Carrefour faz aposta em loja autônoma em condomínios residenciais
O plano da maior varejista de alimentos e bebidas do País para este ano é acelerar a abertura de lojas autônomas em condomínios residenciais com a bandeira Express. Instalados em contêineres, operam 24 horas e com acesso por celular. Outras redes, como Hirota, também exploram o novo formato.
E-COMMERCE
Frete mais baixo e atendimento via WhatsApp se destacam no varejo online
A prática do frete grátis ou de menor valor está em alta no varejo online como forma de fidelização de clientes. Bem como o atendimento via WhatsApp. Essas conclusões estão no “Almanaque do varejo – O comportamento do consumidor em 2021”, elaborado pela All iN/Social Miner e parceiros.
GESTÃO
Entramos na fase da hiperpersonalização do varejo
É cada vez mais importante oferecer ao consumidor uma experiência exclusiva de compra. A hiperpersonalização seria a quarta etapa do processo de comunicação entre o varejo e o consumidor. Graças ao avanço da tecnologia e a combinação de dados, montar vitrines personalizadas no comércio online torna-se uma prática comum.
ESG
Logística da Casas Bahia vai permitir a artesãos da floresta vender itens sustentáveis
Ao entrar no marketplace da Casas Bahia o consumidor pode comprar também brincos e bolsas feitos por uma comunidade indígena, luminárias de plástico reciclado e até camiseta de mão de obra egressa do sistema prisional. Os produtos fazem parte do novo e-commerce de produtos sustentáveis da marca em parceria com a Pangeia.
LICENCIAMENTO
Riachuelo fecha parceria com a NBA e lança linha de roupas no Brasil
Nova coleção Riachuelo + NBA é a o primeiro licenciamento da liga americana com uma loja de departamentos no Brasil. Voltada ao público feminino, infanto juvenil e bebê, as peças são inspiradas em times como Boston Celtics, Chicago Bulls, Miami Heat, Golden State Warriors, Brooklyn Nets e Los Angeles Lakers.
VAREJO DE ALIMENTOS
Pedidos online em supermercados crescem quase 40% em 2021
Mesmo com o avanço na vacinação e reaquecimento do comércio físico, os consumidores têm preferido fazer compras de supermercado via aplicativos e sites. Segundo um levantamento feito pela Linx, houve crescimento de 39,64% no número de pedidos e de 33,99% na receita das vendas comparando-se o ano de 2021 com o de 2020.