Fique por dentro de tudo que aconteceu de mais importante no setor
VAREJO
Auxílios e ligeira recuperação da renda melhoram projeções para o varejo
Porém, a PEC dos Benefícios tende a aumentar os gastos públicos e a atividade não será tão robusta em 2023, segundo especialistas do Comitê de Avaliação de Conjuntura da ACSP. Ainda que o desempenho desacelere em termos anuais por conta da alta da Selic, a expectativa agora é de que o setor feche o ano com crescimento de 2,2%.
PME
Empreendedores 'falham' duas vezes antes de ter sucesso no negócio
Pesquisa aponta que, em média, donos de pequenos negócios têm duas ideias mal sucedidas antes de apostar em uma que dá certo e 84% consideram que falhas ajudam a crescer. Encarar o que deu errado como algo positivo é desafiador, mas empreendedores costumam persistir, ser inquietos e aprender com as experiências negativas.
ESG
C&A faz parceria com brechó para cliente trocar roupa por crédito na loja
A C&A firmou uma parceria com o brechó DaZ RoupaZ que permite a troca de roupas usadas de qualquer marca por crédito na aquisição de peças novas. A troca pode ser feita em um quiosque dentro da C&A do Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo. A ideia é inserir o varejo no consumo consciente e permitir que roupas usadas ganhem uma vida extra.
CONSUMO
Veja o que pesa contra e a favor do consumo neste semestre
Qual é o comerciante que não fica entusiasmado quando sabe que o cliente vai ter mais dinheiro no bolso para gastar? ‘PEC Kamikaze’, aumento da massa real de rendimento e maior demanda por crédito devem dar gás para o comércio. No entanto, inflação, juros e inadimplência em alta já jogam contra as vendas.
VAREJO II
Lojas 1A99 quer se tornar maior varejista da América Latina
Especializada na venda de produtos de utilidades domésticas, perfumaria e alimentos, anunciou nesta semana sua nova marca e planos ambiciosos: a empresa diz que pretende se tornar a maior rede de variedades da América Latina até 2030. Somente neste primeiro semestre, o grupo teve um aumento de 40% nas vendas.
ECONOMIA
Alta do juro em países ricos acelera retirada de capital de emergentes
Aceleração da alta dos juros pelos bancos centrais dos países desenvolvidos para conter a inflação está intensificando a saída de capital do mercado financeiro dos países emergentes, incluindo o Brasil. Julho caminha para ser o quinto mês consecutivo de fuga de recursos da região, nas Bolsas e na renda fixa.