Copa do Mundo e Black Friday começando na mesma semana, tudo junto e misturado, e com o Natal na sequência! Ou seja, os últimos meses do ano prometem dar aquela movimentada no comércio. Estoque, promoções, logística, marketing… Já colocou o time em campo? Então, não perca tempo!
Pela primeira vez esses dois megaeventos ocorrem juntos. A Copa do Mundo do Catar começa no dia 20 de novembro e a Black Friday cinco dias depois, ou seja, em 25 de novembro. Será uma boa? No entanto, embora há quem aposte mais no Natal, a maioria dos especialistas acredita que pode ser uma ótima experiência.
“O varejista pode usar, sim, um para complementar outro”, acredita Michel Jasper, CEO Web Jasper e integrante do Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo. “Para assistir aos jogos, o cliente vai comprar muita bebida e alimentos. Então, a venda desses itens deve ser muito forte também na Black Friday”, completa.
A mesma opinião tem Marcel Spadoto, que também faz parte do Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo. “Eventos e temas dessa magnitude criam uma oportunidade de comunicação com o público e podem despertar a necessidade e o desejo de compra”, afirma Spadoto, o sócio-fundador da iBluezone.
Todavia, para Luiz Antonio Secco, sócio-diretor da Azov Consultoria e Educação e membro do Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo, o Natal será o grande evento do segundo semestre. “É disparado a principal data do ano para o varejo. As vendas em dezembro duplicam em relação aos outros meses. Especialmente para as categorias de moda, perfumaria e beleza, eletro, presentes, restaurantes.”
Black Friday e Copa do Mundo: como se preparar
A paixão do brasileiro por futebol pode dar o tom e movimentar ainda mais a Black Friday desse ano! As grandes varejistas já entraram no clima da camisa canarinho! Aliás, mal sai a bola e já entra em cena o bom velhinho. Se você ainda não entrou no clima, veja algumas dicas:
Garanta seu estoque
Contudo, com essas três oportunidades, seguidinhas umas das outras, de movimentar as vendas, o ponto central é o estoque. Antecipar as compras e com volume maior pode melhorar as negociações com os fornecedores.
Planeje e comunique com antecedência
Especialmente na Black Friday, quanto antes você divulgar suas promoções, melhor. Afinal, o consumidor típico dessa data costuma pesquisar com muita antecedência. Crie promoções relevantes para o seu público. Detalhe importante: capriche nas fotos dos produtos que vai divulgar.
Se é pra fazer, faça de verdade
Se vai entrar na Black Friday, faça direito. Não tente iludir o consumidor. Como já dito, a maioria costuma acompanhar os preços dos produtos que quer comprar. Aquela velha prática de subir o preço próximo do evento e depois baixar, não cola mais. O consumidor anda de olho vivo e não vale a pena queimar a imagem da empresa.
Treine seu pessoal
Uma equipe bem treinada e motivada impacta positivamente na experiência de compra. Aliás, vale lembrar que a jornada do cliente continua no pós-venda.
Físico + digital
Investir nas lojas físicas e no e-commerce é uma ótima jogada para essa Copa do Mundo e Black Friday. Como sabemos, na hora dos jogos do Brasil, o movimento nas lojas físicas dá uma diminuída. Contudo, entre um lance e outro, pode continuar no e-commerce. Especialmente para quem tem delivery de bebidas e alimentos.
Meios de pagamento
A diversidade dos meios de pagamento ajuda na conclusão de uma compra. Quanto mais opções você oferecer, melhor. Afinal, a experiência de pagamento também é um diferencial competitivo.
Concluindo, entre no clima da paixão dos brasileiros, coloque um time bem preparado em campo, decore sua loja e ofereça promoções realmente atrativas. Faça da Copa do Mundo e da Black Friday, tudo junto e misturado, sua melhor partida antes do Natal.