Você já pensou em começar um novo negócio ou até mesmo em expandir sua marca e não sabe por onde começar e como não correr tantos riscos? Baixando gratuitamente o e-book Como Expandir sua Marca, produzido pelo Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo, você vai descobrir as vantagens de uma franquia. Seja pelo franqueador como para o franqueado.
Em um país com economia oscilante como o Brasil, o modelo de franquia é uma estratégia que garante proteção às partes e maior previsibilidade em relação aos riscos do negócio. Franquear é replicar um modelo de sucesso e ter uma franquia pode ser o caminho da realização profissional.
Franquia
É um sistema de distribuição em que os direitos de uso da marca e da tecnologia de negócios de uma empresa (franqueadora) são cedidos contratualmente a terceiros (franqueados), mediante determinadas condições. Entretanto, normalmente é exigido o pagamento de taxas – de adesão (taxa de franquia), royalties e fundo de propaganda – para o ingresso no sistema.
Taxa de Adesão
Valor único pago para que franqueado possa aderir ao sistema. Ela também remunera o franqueador pelos serviços inicialmente oferecidos ao franqueado.
Royalty
Valor pago periodicamente pelo uso da marca e pelos serviços prestados pelo franqueador. Geralmente é cobrado um percentual sobre o faturamento bruto.
Fundo de Propaganda
Administrado pelo franqueador, é a soma de valores de todas as taxas de publicidade pagas pelos franqueados e pelas unidades próprias dos franqueadores e que deve ser utilizado para ações de marketing que beneficiem toda a rede.
Negócio Seguro
Embora o e-book aborde os dois lados envolvidos, vamos focar nas vantagens do franqueado. Até mesmo para um empreendedor iniciante esse modelo de negócios é seguro. Afinal, vai investir em uma marca de produto ou serviços que já foi testada e consolidada no mercado. Além disso, terá acesso aos processos de gestão, marketing, treinamentos, entre outros. Ou seja, conhecimentos e pesquisas que alguém levou anos para adquirir e experimentar e que agora só precisa aplicar. Em contrapartida, o franqueado se compromete em seguir o modelo de negócios definido pelo franqueador.
As vantagens de uma franquia para o franqueado
- Ao tomar parte de um modelo de negócio já testado e aprovado pelo público, o franqueado minimiza os riscos de insucesso.
- Ingressando em um projeto estruturado e formatado, o franqueado pula etapas. Ou seja, gasta menos tempo com o planejamento, desenvolvimento de produtos e a implantação do negócio. Afinal, as fases de experimentação e os ajustes operacionais já foram vivenciados e executados pelo franqueador.
- O franqueado que se associa a uma marca consolidada e reconhecida no mercado tem acesso a métodos profissionais de gestão de negócio e conta com a garantia de qualidade dos produtos e serviços comercializados.
- O franqueado “pega carona” em uma rede, ou seja, se beneficia das vantagens advindas da economia de escala da empresa pelas boas negociações obtidas com fornecedores.
- O franqueado recebe treinamento do franqueador e todo o suporte técnico necessário para desempenhar a atividade da maneira correta, obtendo informações e compartilhando experiências.
Ficou interessando em saber mais sobre aspectos legais ou quer conhecer quais as vantagens em ser um franqueador e expandir sua marca? Então, baixe agora o e-book.