A data é a mais desejada pelos consumidores e ficar de fora não é um bom negócio, independentemente do porte do varejista. Dos grandes magazines ao mercadinho de bairro, a estratégia é vender na Black Friday sem comprometer margem e sem falsas promoções.
Com certeza o maior diferencial da Black Friday é oferecer descontos agressivos. Porém, para uma boa performance, é preciso muito mais no planejamento do que apenas redução substancial de preço.
O primeiro olhar do varejista, entretanto, deve ser para o seu estoque, acompanhado de uma boa análise das margens dos produtos. Assim, é possível verificar quais e quantas são as mercadorias que podem ser chamativas para ação, com valores que atraiam o consumidor e sem perdas de margens.
Como ressalta Ronald Nossig, membro do CDV – Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo, a superpromoção de novembro é uma excelente “oportunidade para liberar o estoque do que não teve saída e fazer giro”. Afinal, mercadoria juntando poeira é dinheiro parado.
Como vender na Black Friday e conquistar novos clientes
Além de dar aquela liberada no estoque e fazer o capital investido girar, o varejista pode aproveitar a Black Friday para fidelizar seus clientes e também conquistar novos. “Uma estratégia é oferecer também cashback para ser usado a partir de 01 de dezembro. Isso irá estimular o cliente a voltar para as compras de Natal”, sugere Nossig, sócio da VAREJO180.
Aproveite para fazer o cadastro desse novo cliente e saber qual o seu perfil. Desse modo, poderá oferecer, em outras oportunidades, uma experiência de compra mais assertiva e personalizada.
Fidelização
Vale lembrar que também pode ser uma ótima oportunidade para fidelizar ainda mais seus clientes habituais. Comunique sua ação promocional um dia antes para as pessoas que fazem parte do seu cadastro. Elas se sentirão especiais e diferenciadas, acionando o gatilho mental de pertencimento.
Além do descontão
Sim, o que atrai o cliente na Black Friday é aquele baita preço baixo. Porém, além do descontão, crie também outras oportunidades para agregar valor e aumentar o tíquete. Os combos ou kits são boas opções, o famoso leve 3 e pague 2 ou, ainda, ofereça junto ao de maior desconto um outro produto com uma redução menor. Dessa maneira, não compromete a margem.
Indique também produtos ou serviços complementares ao que está com desconto. Por exemplo: fez promoção no corte de cabelo, estimule a compra da hidratação; levou a calça jeans com 50% OFF, ofereça a jaqueta com preço cheio para completar o look. Contudo, para ter resultados positivos, sua equipe de vendas precisa estar bem treinada e estimulada.
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