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Cartazeamento. Veja como deixar sua loja mais promocional!

Não adianta ter preço baixo, fazer muitas promoções e ser competitivo se você não sabe comunicar isso para seu cliente. Muitas empresas entram na guerra de preços com seus concorrentes e acabam não tendo resultado algum, ao contrário, só perdem margem e atraem os clientes oportunistas.  

Uma das maneiras mais eficientes para “conversar” com seu cliente é através do cartazeamento de loja. Nesse artigo vou falar sobre algumas regras na hora de cartazear sua loja e como obter um melhor resultado em ofertas e promoções. 

Mas antes, duas regras importantes: 

  1. Cartaz de oferta deve ser Amarelo e Vermelho. Não invente. Esse modelo é muito mais vendável e o cliente já tem essa associação de promoção com as cores.
  2. Cartaz feito à mão é bem mais vendável que o impresso. Mesmo com a falta de mão de obra e com poucos cartazistas no mercado, quem tem um cartazista está em grande vantagem. 

Agora, com ou sem cartazista, a padronização de letras e números é muito importante para: 

  • Melhor compreensão por parte do cliente; 
  • Otimizar a visualização a longa distância; 
  • Mostrar a informação correta para o cliente; 
  • Atrair o cliente para a oferta; 
  • Estabelecer um padrão em toda a rede. 

É lei que todos os cartazes tenham: cifrão (R$), medidas (litro, kg ou unidade) e letra legível. Caso o produto tenha venda em fardo/caixa, deve-se colocar o preço total.  

Não tem como falar de cartazeamento de oferta, sem falar sobre precificação. Saiba que 73% dos clientes que não encontram preço nos produtos consideram como mal atendimento e vão comprar em outro lugar.  

Para ter uma loja precificada devemos seguir algumas regras:  

  1. A circular deve ser passada diariamente; 
  2. A loja deve estar precificada e sem etiquetas antigas (com mais de 1 mês);
  3. As letras e os números devem ser padrão;
  4. Repositores e promotores devem manter seus corredores e produtos precificados; 
  5. Todos os colaboradores devem ter acesso à impressora de etiquetas. 

Principais regras de cartazeamento:  

  • A loja deve abrir precificada e com todas as alterações em dia, incluindo o cartazeamento; 
  • A loja deve abrir com cartazes externos expostos; 
  • A loja deve cartazear todos os produtos de encarte, ofertas internas, preços melhores que a concorrência e produtos PP (primeiro preço) de cada categoria da loja; 
  • Pontos extras devem sempre conter cartaz; 
  • Utilizar no máximo 5 cartazes de ofertas por face de corredor. 

Existem diversos tipos de cartaz: para ilhas, pontas, externos, linear, para produtos com poucas frentes e para novidades. 

Cuidado com a poluição visual 

Poluição visual é quando utilizamos uma quantidade muito grande de placas no mesmo espaço. Isso deve ser evitado, pois confunde o cliente na hora da compra, gerando reclamações e insatisfação.  

Não basta colocar cartaz, é necessário pensar em como o cliente compra 

Um dos erros mais comuns na hora de cartazear as ofertas é não saber fazer uma boa gestão de preços.  Em muitas ocasiões é importante movimentar o produto para evitar que o cliente faça comparativos de valores. Jamais coloque cartaz de oferta em produtos que não estão verdadeiramente em promoção. Aquela regra de que “colocar cartaz de oferta faz vender” não é bem assim. O cliente sabe o preço de mercado de alguns produtos. Então, se você coloca cartaz de promoção em produto com o preço cheio, o cliente tem a sensação de que sua loja é muito cara. 

Como você viu, até mesmo para cartazear é preciso planejamento. 

IMAGEM: Divulgação

Michel Jasper – Especialista em Varejo, CEO Web Jasper e LinkedIn Top Voice

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