Não adianta ter preço baixo, fazer muitas promoções e ser competitivo se você não sabe comunicar isso para seu cliente. Muitas empresas entram na guerra de preços com seus concorrentes e acabam não tendo resultado algum, ao contrário, só perdem margem e atraem os clientes oportunistas.
Uma das maneiras mais eficientes para “conversar” com seu cliente é através do cartazeamento de loja. Nesse artigo vou falar sobre algumas regras na hora de cartazear sua loja e como obter um melhor resultado em ofertas e promoções.
Mas antes, duas regras importantes:
- Cartaz de oferta deve ser Amarelo e Vermelho. Não invente. Esse modelo é muito mais vendável e o cliente já tem essa associação de promoção com as cores.
- Cartaz feito à mão é bem mais vendável que o impresso. Mesmo com a falta de mão de obra e com poucos cartazistas no mercado, quem tem um cartazista está em grande vantagem.
Agora, com ou sem cartazista, a padronização de letras e números é muito importante para:
- Melhor compreensão por parte do cliente;
- Otimizar a visualização a longa distância;
- Mostrar a informação correta para o cliente;
- Atrair o cliente para a oferta;
- Estabelecer um padrão em toda a rede.
É lei que todos os cartazes tenham: cifrão (R$), medidas (litro, kg ou unidade) e letra legível. Caso o produto tenha venda em fardo/caixa, deve-se colocar o preço total.
Não tem como falar de cartazeamento de oferta, sem falar sobre precificação. Saiba que 73% dos clientes que não encontram preço nos produtos consideram como mal atendimento e vão comprar em outro lugar.
Para ter uma loja precificada devemos seguir algumas regras:
- A circular deve ser passada diariamente;
- A loja deve estar precificada e sem etiquetas antigas (com mais de 1 mês);
- As letras e os números devem ser padrão;
- Repositores e promotores devem manter seus corredores e produtos precificados;
- Todos os colaboradores devem ter acesso à impressora de etiquetas.
Principais regras de cartazeamento:
- A loja deve abrir precificada e com todas as alterações em dia, incluindo o cartazeamento;
- A loja deve abrir com cartazes externos expostos;
- A loja deve cartazear todos os produtos de encarte, ofertas internas, preços melhores que a concorrência e produtos PP (primeiro preço) de cada categoria da loja;
- Pontos extras devem sempre conter cartaz;
- Utilizar no máximo 5 cartazes de ofertas por face de corredor.
Existem diversos tipos de cartaz: para ilhas, pontas, externos, linear, para produtos com poucas frentes e para novidades.
Cuidado com a poluição visual
Poluição visual é quando utilizamos uma quantidade muito grande de placas no mesmo espaço. Isso deve ser evitado, pois confunde o cliente na hora da compra, gerando reclamações e insatisfação.
Não basta colocar cartaz, é necessário pensar em como o cliente compra
Um dos erros mais comuns na hora de cartazear as ofertas é não saber fazer uma boa gestão de preços. Em muitas ocasiões é importante movimentar o produto para evitar que o cliente faça comparativos de valores. Jamais coloque cartaz de oferta em produtos que não estão verdadeiramente em promoção. Aquela regra de que “colocar cartaz de oferta faz vender” não é bem assim. O cliente sabe o preço de mercado de alguns produtos. Então, se você coloca cartaz de promoção em produto com o preço cheio, o cliente tem a sensação de que sua loja é muito cara.
Como você viu, até mesmo para cartazear é preciso planejamento.
IMAGEM: Divulgação
Michel Jasper – Especialista em Varejo, CEO Web Jasper e LinkedIn Top Voice