O Dia das Crianças é a terceira data mais importante do calendário do varejo, só fica atrás do Natal e do Dia das Mães. Presentear uma criança tem um apelo emocional forte, mesmo em tempos de dinheiro curto. Ou seja, o valor a ser gasto pode diminuir, mas os pais sempre dão um jeitinho de presentear. Segundo pesquisas de mercado, o presente vai de ir a uma hamburgueria e passear em parques de diversão a roupas e jogos eletrônicos.
Em outras palavras, existe oportunidades para vários segmentos. Então, mãos à obra para deixar sua loja ou seu e-commerce mais atrativo. Como já realizado em outras datas, a Associação Comercial de São Paulo, por meio do Conselho do Varejo, vai ajudar você. Já está disponível no nosso site um kit com materiais de comunicação para deixar seu comércio mais alegre, divertido e atraente.
Dia das Crianças: coloque alegria na comunicação
Essa é uma data comemorativa que já traz um espírito de alegria e diversão. Então, use a abuse de elementos que remetam ao universo colorido das crianças na ambientação da loja e nas comunicações com os clientes.
Ao baixar o kit do Dia das Crianças você vai ter acesso aos seguintes materiais:
- Um banner para site (1920x1080px)
- Uma capa para página no Facebook
- Uma capa para página no LinkedIn
- Um post quadrado para redes sociais
- Uma arte para Display em L para balcão (10x15cm)
- Um Story para Instagram e Facebook
- Um Cartaz A3
- Um flyer A5 (impressão 4×0 cores – somente um lado)
- Um adesivo para vitrine tamanho A3
Ofereça facilidades e conquiste mais clientes
Em tempos de dinheiro curto, quanto mais facilidades de pagamentos você oferecer, mais chances de efetivar a venda. Segundo pesquisas de mercado, nesse Dia das Crianças os compradores dizem preferir prazos mais longos de pagamento. Estudo Behup “Dia das Crianças” para IM – Negócios Globo, apontam que em média o comprador pretende gastar R$ 165 com o presente. Além disso, 47% preferem cartão de crédito parcelado.
Lojas físicas ainda são as preferidas
Ainda de acordo com a pesquisa, as lojas físicas especializadas em roupas e brinquedos têm a preferência de 33% dos entrevistados. Seguidas de marketplaces com 32% e comércio local com 31% das intenções. Então, não perca a oportunidade de deixar seu ambiente comercial, físico e digital, mais bonito e atraente com os materiais do kit.
Comunique com antecedência
Monte suas estratégias de vendas e comunique seu cliente com antecedência. Com os materiais que fazem parte do kit, você pode “falar” com ele por diversos meios de comunicação. Em especial se for realizar promoções ou promover alguma atração especial para a data.
Capriche no atendimento
Afinal, a regra de ouro do comércio é o atendimento. Uma equipe bem preparada, que conhece o produto e educada é a porta para uma boa venda. Para o Dia das Crianças, especialmente em lojas de brinquedos, é fundamental o vendedor entender bem as faixas etárias indicadas para cada produto. Além disso, outra dica é sempre oferecer alternativas de menor valor caso perceba que o cliente não ficou confortável com a primeira sugestão de produto. Melhor vender uma mercadoria mais barata do que perder a venda.
Concluindo, não são apenas os pais que compram presentes para crianças. Aproveite todas as oportunidades de contato para emplacar uma venda.
Feliz Dia das Crianças e ótimas vendas!