Atrair e reter talentos em tempos de diversidade e inclusão gera riqueza social e financeira! Pesquisas e estudos das mais diversas e conceituadas consultorias e instituições afirmam que times diversos são mais inovadores. Ou seja, que tem compromisso com a diversidade estimula melhores práticas de negócios. No entanto, olhar para o futuro e transpor barreiras é uma jornada desafiadora, especialmente no varejo. Afinal, a diversidade não é apenas uma questão interna, mas externa também.
Além disso, promover a diversidade não significa necessariamente promover a inclusão. Uma empresa pode ter equipes com talentos diversos e não ser inclusiva. “Diversidade é um conjunto de múltiplos atributos que caracterizam pessoas e as tornam únicas”, afirma Gabriela Augusto, mulher trans, diretora e fundadora da Transcendemos Consultoria, que tem como principal objetivo ajudar outras organizações a se tornarem mais inclusivas. “Diversidade inclui nome, idade, profissão, e vai até outras características como etnia, cultura, identidade de gênero, orientação sexual, condição física, entre outros aspectos.”
Já inclusão está ligada a experiências e igualdade de oportunidades que essas pessoas únicas terão com as organizações e marcas. E aqui falamos de colaborador@s, fornecedor@s e clientes também! Nesse sentido, diversidade e inclusão são especialmente desafiadoras para o varejo.
Tema de diversos congressos e feiras internacionais, diversidade e inclusão, D&I, está também na pauta do mundo corporativo. “Empresas que adotam a diversidade têm uma probabilidade significativamente maior de alcançar uma performance financeira superior à de seus pares que não o fazem. “Essa é uma das conclusões de um amplo estudo da McKinsey & Company sobre o estado da diversidade corporativa na América Latina.
De acordo com o estudo, empresas que adotam a diversidade tendem a superar outras em práticas-chave de negócios como inovação e colaboração. Além disso, seus líderes são melhores em promover a confiança e o trabalho em equipe.
Atrair e reter talentos em D&I: um desafio repleto de oportunidades
Eleita em 2022 como uma das 50 mulheres de impacto na América Latina pela Bloomberg Línea, Gabriela diz que um grande desafio está na conscientização e treinamento. “O processo seletivo precisa ser mais amigável para quem faz parte de grupos sub-representados. A começar pela descrição da vaga. Em vez de dizer, por exemplo, que tem vaga para engenheiro civil, dizer que tem vaga para pessoa com formação em engenharia civil.” Para ela, é fundamental que a pessoa se veja representada, pertencente e parte de um grupo maior.
No entanto, não basta apenas um recrutamento humanizado. Na jornada das pessoas selecionadas e efetivadas ainda estão a conscientização dos grupos onde serão inseridas, o real posicionamento das lideranças e da marca. Além disso, é necessário dar a esses grupos sub-representados igualdade de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional.
Ainda de acordo com a pesquisa da McKinsey, além dos pontos fortes de inovação e liderança das empresas comprometidas com a diversidade, equipes com talentos diversos tendem a se destacar em motivação – uma dimensão-chave da saúde organizacional. O estudo mostra que, nessas empresas, 63% das pessoas indicam que estão felizes no trabalho, em comparação com apenas 31% das demais que não são percebidas como comprometidas com a diversidade.
Um caminho a ser trilhado
Para Gabriela, é ilusório pensar que se possa corrigir processos seculares da noite para o dia. No entanto, as empresas precisam estar abertas para novas ideias, para o novo. Segundo a empreendedora, as empresas estão sendo cada vez mais cobradas por suas estratégias em D&I.
“Muitas já têm consciência de que precisam de um olhar legítimo para essas questões e todo um projeto global para promover essas transformações”, afirma. “Nesses dois últimos anos, atendemos mais de uma centena de empresas, no Brasil e na América Latina. E em diversos segmentos como indústria alimentícia, construtora, restaurante, entre outros”, conclui.
Além de atrair e reter talentos, o varejo tem desafios específicos, já que diversidade e inclusão também são demandas por quem compra, por quem consome a marca. Pessoas que também anseiam por produtos e serviços com os quais se identifiquem e se sintam pertencentes. Bem como se reconhecerem e se sentirem acolhidas por um atendimento inclusivo.
Invista em boas práticas, inicie sua jornada em diversidade e inclusão, e aumente sua competitividade!