Skip to content Skip to footer

A raiz do varejo raiz

Por Luiz Antonio Secco

Minhas análises, conclusões e soluções por dezenas de anos para empresas de varejo e consumo, sejam lojistas, sejam shoppings, sejam associações, construíram no meu mindset a convicção de que profissionais de companhias com grande experiência no varejo são, no frigir dos ovos, bem mais eficazes em suas gestões do que teóricos do varejo e consumo.

Esses últimos por vezes atendem cursos, obtêm diplomas de várias matizes, se auto proclamam “professor doutor”, escrevem textos e obtêm cargos em associações iludidas por seus atributos.

Mas quem viveu na carne trabalhar em lojas, compras, finanças, marketing, logística, shoppings, comércio de ruas, percebe rapidamente as falácias a que tem, vira e mexe, acesso.

Tenho convicção que a debacle de tantas marcas com um histórico invejável ao longo do tempo que vemos no mercado com velocidade inédita, se deve em boa parte seja à contratação de profissionais apenas teóricos, seja na aplicação do que eles pregam em inúmeras palestras com diagnósticos e soluções sem experiência anterior.

A vivência anterior no varejo raiz é essencial para o sucesso em qualquer segmento e tamanho de empresa.

A RAIZ DO VAREJO RAIZ É SEMPRE, SEMPRE, UMA PRECONDIÇÃO ESSENCIAL PARA O SUCESSO.

HOJE E SEMPRE.

Imagem: Freepik