Por Luiz Antonio Secco
Minhas análises, conclusões e soluções por dezenas de anos para empresas de varejo e consumo, sejam lojistas, sejam shoppings, sejam associações, construíram no meu mindset a convicção de que profissionais de companhias com grande experiência no varejo são, no frigir dos ovos, bem mais eficazes em suas gestões do que teóricos do varejo e consumo.
Esses últimos por vezes atendem cursos, obtêm diplomas de várias matizes, se auto proclamam “professor doutor”, escrevem textos e obtêm cargos em associações iludidas por seus atributos.
Mas quem viveu na carne trabalhar em lojas, compras, finanças, marketing, logística, shoppings, comércio de ruas, percebe rapidamente as falácias a que tem, vira e mexe, acesso.
Tenho convicção que a debacle de tantas marcas com um histórico invejável ao longo do tempo que vemos no mercado com velocidade inédita, se deve em boa parte seja à contratação de profissionais apenas teóricos, seja na aplicação do que eles pregam em inúmeras palestras com diagnósticos e soluções sem experiência anterior.
A vivência anterior no varejo raiz é essencial para o sucesso em qualquer segmento e tamanho de empresa.
A RAIZ DO VAREJO RAIZ É SEMPRE, SEMPRE, UMA PRECONDIÇÃO ESSENCIAL PARA O SUCESSO.
HOJE E SEMPRE.
Imagem: Freepik