Você sabia que em 2050 o Brasil será o 6º país mais velho do mundo, segundo projeções da Organização das Nações Unidas – ONU? Ou seja, seremos 68,1 milhões de brasileiros 60+. Sabia também que atualmente esse público consumidor já movimenta R$ 1,6 trilhão/ano? Se não sabia, é melhor ficar sabendo e começar a pensar nas suas estratégias para não perder o bonde da economia prateada!
Mas vamos começar definindo o que é economia prateada, também chamada de economia da longevidade. Resumidamente, é a soma de todas as atividades econômicas relacionadas às demandas e necessidades das pessoas acima dos 50 anos.
Agora, olhando para a lente da verdade, você reconhece de bate pronto ações direcionadas para esse público? Mais ainda, se já passou dos 50 se vê representado no comércio e na comunicação das marcas de um modo geral? Com raras exceções, a resposta será negativa. Talvez pelo fato de a intergeracionalidade ainda não fazer parte dos ambientes corporativos, essa população consumidora ainda é invisível ou apenas no radar de produtos geriátricos.
No entanto, pesquisa realizada pela NielsenIQ Ebit no ano passado aponta que no comércio eletrônico a faixa etária dos 50+ foi a única que cresceu. Isto é, 33,9% dos pedidos online foram feitos por esses consumidores. Segundo dados da Goldman Sachs, grupo financeiro global, na comparação com consumidores mais jovens (Millenials e Geração Z), o consumo dos 60+ cresceu três vezes mais rápido nos últimos anos.
Em outras palavras, para se dar bem na economia prateada, o varejo e as marcas precisam rever seus conceitos de consumo desse público.
Economia prateada: o negócio do futuro
Afinal, quem é esse consumidor? Se considerarmos a partir dos 50+ há muitas diversidades nesse público, formado por Baby Boomers (1945/1964) e Geração X (1965/1979). A primeira tem como principal característica a estabilidade financeira e a realização pessoal. Já a segunda, valoriza a busca de conhecimentos e acompanhou a evolução da tecnologia. Contudo, de modo geral, são consumidores críticos, engajados e sabem o querem.
Na preferência de compras, segundo a NielsenIQ Ebit, estão as relacionadas ao segmento de construção e ferramentas, produtos e serviços de saúde e eletrodomésticos. No entanto, é um grupo que gosta de comer bem, viajar e presentear a família. A maioria possui smartphones e acessa redes sociais. Ou seja, um leque de possibilidades.
De acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas – FGV, os maiores de 65 anos representam 17% dos 5% mais ricos e 4% dos 40% mais pobres da população brasileira.
O oceano azul agora é prateado
Segundo a tão falada estratégia do oceano azul, a melhor forma de superar a concorrência é buscar mercados não explorados. Embora de maneira tímida, algumas marcas, empresas e prestadores de serviços já começaram a surfar nessa onda.
Pensando em aproximar os varejistas desse enorme e promissor universo da economia prateada, a Associação Comercial de São Paulo – ACSP e seu Conselho do Varejo – CDV irão apoiar a Silver Week. Como parte do evento Longevidade Expo+Fórum, será uma semana de atrações, promoções e descontos para os consumidores 50+. Em breve você encontrará mais informações aqui, nesse canal, de como o seu comércio pode participar dessa iniciativa. Fique atento às nossas publicações.