Com a inflação elevada e a confiança do consumidor ainda patinando, o varejo aposta em promoções para aumentar as vendas e movimentar os estoques. Mas promoção não é apenas uma ação de marketing, ela deve dar algum lucro para a empresa.
Pesquisas mostram que os consumidores valorizam mais as promoções com obtenção de benefícios financeiros imediatos, como as que oferecem redução do preço ou as do tipo “leve 3 e pague 2”. Muitas vezes essas ações motivam o consumidor a trocar a marca que tinha intenção de adquirir por outra em promoção.
Confira abaixo algumas dicas para fazer promoções inteligentes, garantindo mais resultados e gastando menos:
1 GARANTA GANHOS PARA OS DOIS LADOS
A economia desaquecida pode levar muitos lojistas a vender seus produtos pelo preço de custo, quando a empresa precisa de capital de giro, por exemplo. Porém, promoção inteligente é aquela que funciona e, portanto, proporciona benefícios para os dois lados (empresário e cliente).
A promoção tem de dar lucro para a empresa, sendo que para ter algum lucro com a promoção, o desconto precisa ser menor que a margem de lucro do produto. Muitos se esquecem de fazer essa conta e colocam o mesmo desconto para um setor inteiro.
2 VALORIZE OS LANÇAMENTOS
Se a intenção é convencer o consumidor a substituir um produto tradicional por outro recém-chegado às prateleiras – e ainda sem credibilidade -, a redução de preço pode não ser o melhor caminho.
Em vez disso, o consumidor pode ser seduzido com propostas de experiência, como a oferta de amostras grátis e degustações.
Essa estratégia ficou bem evidente há alguns anos durante a chamada guerra dos aplicativos de viagem, quando a hoje extinta Easy Taxi chegou ao Brasil para concorrer com o Uber. Para o lançamento, a empresa liberou corridas gratuitas por São Paulo durante 24 horas. A iniciativa manteve 90% dos motoristas do novo serviço ocupados durante todo o período da promoção.
3 DEFINA CLARAMENTE O TEMPO DE OFERTA
Há dois perigos na famosa frase “enquanto durarem os estoques”: a dificuldade de planejamento e o excesso de adesão. Nos dois casos, a proposta pode trazer grandes problemas ao lojista.
No caso de supermercados e lojas que trabalham com variedade maior de produtos, ofertas com maior tempo de duração podem prejudicar a ação, já que tende a dispersar os consumidores. O mais indicado é que dure apenas um dia. Já para restaurantes e negócios com um público mais uniforme, o ideal é que a promoção dure, no mínimo, uma semana, para que o estabelecimento seja recomendado para novos possíveis clientes.
4 TENHA CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS
Não confunda promoção com bom relacionamento nas redes sociais. Essas mídias funcionam melhor como uma forma de interação e para conhecer o público-alvo.
Do mesmo jeito que a internet ajuda a acelerar as vendas de um serviço ou produto em curto período de tempo, também pode trazer à tona uma enormidade de reclamações de clientes insatisfeitos.
Assim, só divulgue suas promoções se sua empresa estiver preparada para o alcance que as redes sociais proporcionam.
5 USE O CADASTRO DE CLIENTES COMO FERRAMENTA
Com o cadastro de clientes, o empresário consegue traçar o perfil de seu público, e saber quais são os maiores interesses de cada grupo.
Tendo um histórico de compras, é possível encontrar informações complementares como profissão, restrições alimentares, idade, estilo e tamanho de roupas e calçados de cada cliente. E usá-las para planejar as promoções.
Uma sugestão é aproveitar as datas comemorativas para diferenciar a promoção. No país há muitas datas comemorativas que poderiam ser melhor aproveitadas pelos comerciantes.
Texto publicado no Diário do Comércio de 23/02/2023
Texto de Mariana Missiaggia
IMAGEM: Freepik