Claro que para negociar bem será necessário muitos outros pontos e experiências reais no seu dia a dia, mas considero esses três pontos primordiais para o sucesso de uma negociação:
1) Você tem interesse genuíno no cliente?
2) Você compraria seu produto, serviço ou solução?
3) Você está com a sua inteligência emocional em ordem?
Vamos discorrer sobre cada um dos pontos!
1) Você tem interesse genuíno no cliente?
Se você tem prazer em servir e ver seu cliente satisfeito, você já tem boa parte do sucesso assegurado. A relação com o cliente está mais intensa, mais próxima e é realizada por meio de vários canais. Então, seu cliente ou futuro cliente poderá checar o seu discurso de muitas formas: pelo que você posta nas redes sociais, com sua rede de networking, pelas publicações da sua empresa na imprensa, entre outras.
2) Você compraria seu produto, serviço ou solução?
Esse ponto é vital para o sucesso, pois nós não vamos conseguir vender aquilo que antes não tenhamos comprado. Conheça profundamente o seu portfólio e todos os benefícios que ele pode trazer. Assim, terá mais facilidade para vender o valor e não entrar nas questões que envolvam o preço simplesmente.
3) Você está com a sua inteligência emocional em ordem?
Para ser assertivo na negociação é primordial muita inteligência emocional! Daniel Goleman escreveu um livro sobre o tema: Inteligência Emocional. Se você ainda não leu, recomendo fortemente que leia!
Em primeiro lugar, se conheça. Esse patamar de conhecimento irá ajudar, e muito, você a atender de forma adequada os seus clientes.
Faça uma reflexão profunda e verdadeira sobre os pontos do seu comportamento que devem ser: mantidos, melhorados, eliminados ou desenvolvidos.
Se colocar no lugar do outro é fundamental, levando-se em consideração suas preocupações, dificuldades e necessidades. Afinal, a melhor negociação está baseada no ganha-ganha.
Controle suas emoções em situações de pressão. É uma tarefa que não é das mais fáceis, mas o sucesso vai depender muito desse ponto. Não devemos tentar desestabilizar o outro lado, a harmonia é condição importante para a efetivação da negociação.
Tolerância à frustação em momentos adversos e capacidade de aprender com essas situações é muito importante para a nossa evolução.
Seja persistente e resiliente frente aos desafios, não desista facilmente. Porém, lembre-se de que não podemos ser teimosos e tentar ganhar “batalhas” que não valem à pena e que não nos levarão a vencer a “guerra”.
Sinta-se seguro em relação às outras pessoas, independentemente do seu cargo. Um bom negociador necessita estar bem consigo mesmo e voltado para o sucesso do seu intento.
Tenha senso de equipe, trabalhe de forma integrada com todos os seus colegas da empresa.
Com um comportamento adequado e muito planejamento, você será um excelente negociador. E se você encontrar um outro negociador com a mesma qualidade e visão, será muito mais fácil e prazeroso negociar.
Fé nas pessoas e um Brasil mais justo!
Muito sucesso e boas negociações!
IMAGEM: Pixabay
Marcel Spadoto–Especialista em Desenvolvimento de Negócios na Claro Pay, sócio-fundador da iBluezone, membro-fundador e mentor da Sociedade Brasileira de Netweaving (SBN) e membro do Conselho do Varejo e do Conselho Diretor da Distrital Sudeste da Associação Comercial de São Paulo